segunda-feira, setembro 13, 2021

Novo ano letivo, sempre um recomeço.

Texto publicado no jornal Cidade de Tomar de 10 de setembro. 

«A boa educação é moeda de ouro. Em toda a parte tem valor.»
Padre António Vieira

 

Os agentes da educação – professores, educadores, auxiliares e outros técnicos, encarregados de educação – e também os alunos, são dos poucos que possuem esta vantagem em poder desejar duas vezes no ano: bom ano novo!

E, fustigados por estes tempos de máscaras e distanciamento, de incertezas e receios, que precisados estamos de recomeços!

Para os serviços de educação, sempre em articulação com a direção dos agrupamentos escolares, a preparação do novo ano é uma azáfama, e mais o tem sido ao longo deste ano e meio de pandemia com recorrentes necessidades de adaptações.

Um dos dossiês mais difíceis é sempre o dos recursos humanos. Professores e pais desejam sempre mais pessoal auxiliar, mas em Tomar temos recursos acima do rácio definido pelo Ministério. A questão é que como temos muitas escolas no dispersas no território, algumas com poucos alunos, seria difícil assegurar o essencial se dispuséssemos apenas do definido por esse rácio.

Por isso temos vindo sempre a aumentar o número de funcionários através de concursos, sendo atualmente cerca de 200 nas escolas, um terço de todos os funcionários municipais. E está precisamente a terminar um novo concurso que permitirá proceder à substituição de funcionários entretanto aposentados, o que ainda assim poderá determinar que durante alguns dos primeiros dias possa existir uma ou outra escola com algum défice de pessoal.

Os serviços estão a fazer todos os esforços para terminar a burocracia desse concurso, mas são grandes os prazos a que estamos obrigados, dilatados pelas quase três centenas de concorrentes.

Para além dos recursos humanos, há sempre muito a tratar: refeições, transportes, manutenção de computadores e outros equipamentos, atividades de apoio complementar no pré-escolar, AEC´s no 1º ciclo, outras atividades programadas para ao longo do ano.

Também algumas obras de manutenção e melhoria de espaços, como na EB23 Gualdim Pais ou no jardim de infância de Cem Soldos, ou outras em parceria com as juntas de freguesia, como em Olalhas, Serra e Junceira, por exemplo.

Entretanto vão sendo elaborados os projetos de intervenção de fundo na EB23 Gualdim Pais e na Secundária Santa Maria do Olival.

O ano escolar ainda será de desafios, mas também o é sempre, a educação é uma permanente atualização e adequação às necessidades dos tempos, e todos os profissionais envolvidos sabem que a inovação e adaptação é parte integrante da sua missão.

Como sempre, da minha parte uma enorme confiança nos professores e educadores, funcionários municipais nas escolas e na divisão de educação, associações de pais, enfim, toda a comunidade educativa para continuar a dar o melhor pelo processo educativo e pela formação das nossas crianças e jovens com dois grandes objetivos, formar cidadãos e futuros profissionais.

A todos, um ano letivo de trabalho e muito sucesso!

Sem comentários: