sexta-feira, dezembro 23, 2016

Boas Festas!!!

publicado no jornal Cidade de Tomar de 22 de dezembro de 2016

Esta época natalícia e de fim de ano dispõe-nos a reflexões e ensejos.
Ainda assim, não querendo replicar o que anteriores vezes em páginas deste jornal e noutros locais referi, e é já lugar comum, o natal traz consigo também muito da hipocrisia e cinismo presentes em cada um de nós. Não será estranho, bastará lembrarmos simbolicamente que uma das maiores personagens da temporada, o pai natal, é no essencial um produto de marketing da Coca-cola, muito distinto da lenda do turco São Nicolau que lhe deu inspiração.
Acaba por, mesmo que sazonal ou romanceada, ser uma época de aproximação. Entre as famílias, entre cada um de nós, e isso sempre será motivo maior.
Como seja, relevante mesmo é que lembremos que mais que dizer que “o natal é quando um homem quiser”, será sim que em todos os outros 364 dias do ano, existirá quem precise de ajuda, há uma comunidade em que nos podemos empenhar, existirão causas, projetos, compromissos partilhados. Na nossa rua, ou no outro lado do mundo.
Prefiro aliás focar-me nesse pressentido desconhecido, no amanhã, e nos votos que um novo ano sempre nos traz. Que saibamos focarmo-nos, despender as nossas energias naquilo que realmente releva. Que saibamos afastarmo-nos do que costumo apelidar como aquelas pessoas "eucalipto” ou as “buraco negro”, as que secam tudo à sua volta ou as que sugam toda a energia e tudo em escuro transformam ao seu redor. Que saibamos tratarmo-nos com elevação, com respeito, com dignidade, por mais que tenhamos nesta ou naquela matéria pontos de vista ou opiniões diferentes.
Como bem disse o Papa Francisco, «Não há necessidade de consultar um psicólogo para saber que quando denigre o outro é porque não consegue crescer e precisa que o outro seja rebaixado para se sentir alguém.» Saibamos mais que apontar dedos, dar as mãos. Queiramos ser, com sinceridade, melhores indivíduos e melhores cidadãos. Saibamos fazê-lo em comunhão uns com os outros, fazendo força naquilo que nos une. Porque no essencial, é uma bênção estarmos vivos. Que o saibamos valorizar e a isso acrescentar significado todos os dias das nossas vidas. Em fraternidade.

A todos, que o natal seja o mais possível ao acordo dos desejos de cada um, que o novo ano traga melhores e redobradas energias e, como na canção da Marisa, saibamos sempre que por maiores que sejam as adversidades, o melhor de nós está por vir.

1 comentário:

Sílvia Marques disse...

Bom aninho para ti sr. vereador ;)