segunda-feira, agosto 13, 2012

curtas

- José Sócrates foi eleito em votação do, insuspeito diário económico pois também costuma ser "próximo" da atual governança, como o melhor primeiro-ministro português. Ainda só passou um ano mas, é verdade, a distância costuma favorecer o julgamento político.

- Falando em Governo, foi mais ou menos notícia o "almoço secreto" entre Paulo Portas e António José Seguro. Primeiro, são absurdos alguns comentários que li na imprensa, com a óbvia tentavia de fazer dessa questão "um caso". É absolutamente normal, e mesmo importante, que os líderes partidários tenham conversas periódicas e não as divulguem sempre.
Eu próprio ao nível local, durante os quase 6 anos que fui líder do PS nabantino, tive muitas conversas com líderes partidários e políticos e outros atores da comunidade, sem que houvesse necessidade de disso fazer notícia. É salutar em Democracia que os responsáveis políticos dialoguem, sem que tal deva ser necessariamente do conhecimento público.
Seja como for, com o visível desgaste rápido que este governo leva, e que me leva a acreditar que vai bater em brevidade o de Durão Barroso, estou a imaginar a conversa: - "Ó Tozé, epá, sabes, o CDS está sempre disponível para ajudar na governação..."

- Afinal, ainda há alguma esperança que (muitas divergêngias à parte) exista algum bom senso na atual liderança do PSD nabantino. Relativamente às críticas que entre outros, também eu fiz no comentário anterior (O PSD nabantino revela-se), e acerca da questão da tauromaquia e do absurdo que seria se tal fosse em Tomar elevado à categoria de património cultural, surgiu um comunicado do PSD a desmentir anteriores notícias.
É claro que, como a Hertz bem diz, isso mostra que "algo fica claro: a concelhia do PSD não fala a uma só voz."

- O atual Governo da República, na senda da legalização de tudo o que seja disparate e promova particularmente o interesse dos grandes da economia, pretende legalizar (ainda mais) a plantação do eucalipto em Portugal.
Ora o eucalipto, que não é originário do nosso ecossistema é, além de um dos grandes contribuidores para a rápida propagação dos incêndios em Portugal, péssimo a vários níveis para a biodiversidade.
Está por isso a correr uma petição contra esse disparate, onde se pode também ler mais sobre o assunto. Assinem!


Sem comentários: