Uma vez cá, lá estive há pouco, a princípio com algum contragosto confesso, a passar em revista os jornais locais. Cá ficam alguns destaques.
O historiador (e meu antigo professor) Ernesto Jana, propôs em reunião de Câmara, um centro vivo de interpretação da história do homem, ou, por outras palavras, a conservação no local, junto à igreja de Santa Maria do Olival, de alguns dos túmulos da que dizem ser a maior necrópole da Penísula Ibérica, de forma a assim poderem ser apreciados.
A proposta foi aprovada por unanimidade. E bem.
Bom, mas apetece comentar que, realmente em Tomar a única coisa que se vai "encontrando" são coisas velhas, e particularmente, já mortas.
O mesmo Ernesto Jana coordenou a revista "Tomar: lugares e memórias" que esta semana (por mais um euro) acompanha O Templário. Mais uma iniciativa de mérito, desta feita contrapondo através de imagens e texto explicativo, o passado e o presente de vários locais de referência da nossa cidade.
A propósito, O Templário fez 20 anos. PARABÉNS!
Quem pegar n'O Templário também se pode inteirar de muitos eventos da região: a Feira de Petiscos de Ferreira do Zêzere; a Benção do Gado em Riachos, Torres Novas; a Feira de Enchidos em Vila de Rei.
Bom, e em Tomar, acabou este fim de semana a grande festa anual da cidade, a Festa de Cerveja organizada pelo União de Tomar... Significativo.
No Cidade de Tomar, fala-se ainda em extensa reportagem da "melhor superfície comercial do Médio Tejo", referindo-se ao Torreshopping.
Pois, melhor só mesmo se por ser a única daquelas dimensões, porque bom , bom...
Se é aquilo que queria o PSD na câmara fazer em Tomar; mais, se é por aquilo que querem deitar o mercado abaixo... Ó senhores, bom senso e bom gosto nunca fizeram mal a ninguém.
Também se fala da preparação da Feira de Stª Iria (ah! pois, estava a esquecer-me, esta é que é a festa anual da cidade), que diz-se por aí, parece que não está a correr muito bem, vá-se lá saber porquê; se eu fosse vendedor e me quissessem mandar para um baldio fora da cidade e sem condições nenhumas...
Enfim, veremos a continuação das notícias.
Sem comentários:
Enviar um comentário