sábado, setembro 10, 2022

Novo ano letivo, de novo.

texto publicado no suplemento de educação do jornal Cidade de Tomar de 9 de setembro

 

«A educação é o grande motor do desenvolvimento pessoal. É através dela que a filha de um camponês se torna médica, que o filho de um mineiro pode chegar a chefe de mina, que um filho de trabalhadores rurais pode chegar a presidente de uma grande nação.»

Nelson Mandela


Como costumo afirmar, os agentes da educação – professores, educadores, auxiliares e outros técnicos, encarregados de educação – e também os alunos, são dos poucos que possuem esta vantagem em poder desejar duas vezes no ano: bom ano novo!
A cada novo ano letivo é como se a vida se retomasse, é um novo ciclo que se inicia e a agenda de trabalho de grande parte da sociedade está organizada em torno do calendário letivo.

Para os serviços de educação, sempre em articulação com a direção dos agrupamentos escolares, a preparação do novo ano é uma azáfama, por mais que os competentes funcionários já estejam mais que habituados a esta rotina.

Um dos dossiês mais difíceis é sempre o dos recursos humanos. Professores e pais desejam sempre mais pessoal auxiliar, mas em Tomar temos recursos acima do rácio definido pelo Ministério. A questão é que como temos muitas escolas no dispersas no território, algumas com poucos alunos, seria difícil assegurar o essencial se dispuséssemos apenas do definido por esse rácio.
Por isso temos vindo sempre a aumentar o número de funcionários através de concursos, sendo atualmente cerca de 200 nas escolas. Um terço do total dos funcionários municipais!

É precisamente nas escolas onde mais a renovação do pessoal mais tem acontecido. Só ao abrigo do último concurso foram cerca de 30 os novos funcionários que entraram para substituir outros que se aposentaram. E está a terminar a bolsa de recrutamento do último concurso, o que quer dizer que em breve abriremos novo.
Para além dos recursos humanos, há muito mais: refeições, transportes, manutenção de computadores e outros equipamentos, atividades de apoio complementar no pré-escolar, atividades de enriquecimento curricular no 1º ciclo, outras atividades programadas para ao longo do ano.

Também algumas obras de manutenção e melhoria de espaços, este ano particularmente na EB1 de Carvalhos de Figueiredo (em parceria com a junta de freguesia) e na EB1 Templários.
Está ainda para arrancar uma obra de fundo no Jardim de Infância da Junceira.
Estão terminados os projetos prévios para reabilitação das EB23 Gualdim Pais e Secundária Santa Maria do Olival, e está-se a desenvolver o projeto de reabilitação do Jardim de Infância Raul Lopes, onde pretendemos que venha a existir também uma creche.

O ano escolar será de desafios, porque o é sempre. A educação é uma permanente atualização e adequação às necessidades dos tempos, e todos os profissionais envolvidos sabem que a inovação e adaptação é parte integrante da sua missão.

Hoje a escola é palco para tudo, e muito mais que despejar matérias curriculares, há que formar cidadãos. Formar para discutir, para intervir, para querer saber mais. Formar para dialogar, para respeitar, para tolerar.
Bem sei que tantas vezes corre o chavão que a escola ensina e a família educa, mas eu não conheço nenhum país que tenha o ministério do ensino, têm sim o da educação. Já dizia o filósofo Montesquieu que “recebemos três educações diferentes: a dos nossos pais, a dos nossos mestres e a do mundo. O que aprendemos nesta última, destrói todas as ideias das duas primeiras.”

E é para o mundo que a escola e o sistema educativo têm de estar voltados. Este é cada vez o desafio primordial e é para ele que todos temos de trabalhar em conjunto.
O mundo muda todos os dias, a necessidade de formarmos jovens cidadãos e futuros profissionais que também o saibam fazer é essencial. Ou como diria Charles Darwin, “não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”.

Como sempre, da minha parte uma enorme confiança nos mais de 400 professores e educadores, 200 funcionários municipais nas escolas e 5 nos serviços centrais da divisão de educação, às 23 associações de pais - enfim, toda a comunidade educativa para continuar a dar o melhor pelo processo educativo e pela formação das nossas crianças e jovens com os dois grandes objetivos que já enunciei: formar cidadãos e futuros profissionais.

A todos, um ano letivo de trabalho e muito sucesso!

Sem comentários: