quinta-feira, maio 19, 2022

Preparar o novo ano

Texto publicado no suplemento dedicado às matrículas escolares do jornal Cidade de Tomar de 6 de maio

Um novo ano letivo é sempre como a vida que recomeça, desde logo porque a generalidade da sociedade está organizada em torno do calendário escolar, com efeitos em quase tudo e portanto, também na vida dos já nada têm que ver com a escola e o ensino.

O próximo ano será, três anos letivos depois, assim o desejamos todos, finalmente aquele que decorrerá integralmente sem quaisquer restrições. É importantíssimo que isso ocorra, não só para o normal desenrolar do processo de ensino aprendizagem, mas também para o desenvolvimento psico social dos alunos, e igualmente de todos os profissionais docentes e não docentes.

O próximo ano letivo poderá ser também aquele em que começaremos a sentir alguma inversão no percurso das últimas décadas, com o aumento do número de alunos matriculados no concelho, não só por maior número de nascimentos que tem ocorrido de há uns anos a esta parte, mas também por via das famílias que se têm fixado neste território.

O calendário escolar em Tomar manter-se-á em semestres, e a única alteração prevista no funcionamento da rede escolar é o arranque de jardim de infância na Escola Básica Integrada Santa Iria, o percurso natural daquela escola, uma vez que tem já turmas de todo o ensino básico, do 1º ao 9º ano, fazendo assim uso das excelentes instalações e um percurso mais pleno dos alunos no Agrupamento de Escolas dos Templários.

Da parte do município há sempre muito a preparar: transportes, refeições, ação social, recursos humanos, intervenções de manutenção em instalações, substituição de algum mobiliário. Tudo estará preparado para além de pequenas questões de afinação que só podem acontecer já depois do arranque das aulas.

Para além disso o município oferece de partida muito às nossas crianças ao longo do ano letivo, e assim continuará a acontecer, ainda que em alguns aspetos possam ter que existir adaptações. Basta lembrar por exemplo que durante a semana o autocarro municipal acaba por estar praticamente em pleno ao serviço das escolas: é oferecida uma visita de estudo a todas as turmas de pré-escolar e 1º ciclo, três idas às piscinas para os alunos de 3º e 4º anos para as aulas de adaptação aquática, bem como visita ao Convento de Cristo, e outra aos mosteiros de Alcobaça e Batalha aos alunos de 4º ano.

Ao longo do ano são muitas outras solicitações que chegam das escolas, e quase sempre atendidas, bem como o normal trabalho de proximidade com os agrupamentos e suas direções, em que vão sendo definidas outras ações.

Como é sabido, estamos também a trabalhar em projetos globais de reabilitação das EB23 Gualdim Pais, Secundária Santa Maria do Olival, e Jardim de Infância Raul Lopes – que se pretende poder vir a ter paralelamente também uma creche – mas isso são projetos a médio prazo, não só pelo tempo e toda a burocracia que levam, mas também pelos milhões que é preciso encontrar para chegar à obra.

O que importa sempre sublinhar é que Tomar pode orgulhar-se de ser um concelho com educação de excelência como a prática e as estatísticas demonstram. Isso deve-se ao trabalho em rede dos professores e educadores e outros profissionais na educação, dos funcionários municipais nas escolas (cerca de 200 – um terço do total do município) e dos serviços centrais do gabinete de educação, bem como das associações de pais. Enfim de toda a comunidade educativa e do muito que produz para as nossas crianças.

É bom estudar, crescer e viver em Tomar!

Hugo Cristóvão

 

Sem comentários: