quinta-feira, outubro 17, 2013

das eleições, das razões, e do mau perder

Sede do município nabantino (foto: Rádio Cidade de Tomar)
Aproveitando o facto deste blogue andar muito depauperado (por falta de tempo e vontade), e sentir dever deixar uma análise pública da minha leitura pessoal sobre as últimas eleições autárquicas, aqui fica então, hoje que é o último dia oficial do mandato 2009/2013, uma ainda assim pequena e pouco aprofundada análise, que não me apetece dizer mais que isto, sobre as eleições autárquicas no concelho de Tomar.

Os resultados eleitorais desta última contenda mostraram algumas coisas que a mim já me pareciam óbvias mas que agora parecem ter sido provadas.
Estas últimas eleições e a escolha dos eleitores, desconfiados e pouco motivados pela gestão local e nacional, cada vez mais descrentes dos políticos em geral, foi muito feita com base no «quem comete menos erros», e claramente o PSD e os IPT cometeram muitos.
É dos livros, o poder raramente se ganha, quase sempre se perde, e o PSD perdeu claramente. Pelas políticas e gestão errada e sinuosa destes dezasseis anos e pelo desgaste inerente, mas também muito por erros mais concretos.
Não falarei da composição das listas porque nesse capítulo ninguém está imaculado, mas a escolha de Carlos Carrão foi objetivamente um erro. Bem como a sua ligação a Relvas e a imposição à estrutura local (que em todo o caso rapidamente aceitou tudo como se tudo fosse normal);
As mentiras sucessivas, que começaram ainda antes do início deste mandato, quando todos sabiam que Corvêlo sairia a meio e no entanto negaram sempre o que depois se confirmou. Mas também muitas das que tanto Corvêlo como depois Carrão tentaram fazer passar.
Bem me lembro de Corvêlo a “jurar” em Assembleia Municipal que, claro que sim, claro que existe projeto museológico para a Levada – e hoje, quatro anos depois ainda ninguém o viu; ou Carrão a afirmar que tinha um parecer para poder candidatar o Município ao PAEL mesmo depois de chumbado em AM, entre várias outras. Foram tantas e quase regulares, que até parecia que mentir era normal, mas não o pode ser.
E depois esquecem o básico, os provérbios não existem por acaso, a mentira tem perna curta.

E os erros da campanha propriamente dita. O PSD, ou muitos nele, mostraram ter perdido a noção da realidade pela maneira como acreditaram que, particularmente a Câmara e a Freguesia da cidade estavam ganhas. Presunção cada um toma a que quer...
Mas no caso da Freguesia da cidade junta-se outro erro claro, e além disso eticamente deplorável. A forma como tentaram fazer passar para uma parte significativa do eleitorado, a ideia de que o candidato seria na verdade o ainda presidente António Rodrigues e não o real candidato Rui Costa. Ora, a maioria das pessoas, ao contrário do que alguns políticos pensam, não gosta de ser enganada.

Depois, além de mais, provou-se que:
Não adiantam grandes parafernálias de outdoors, como fez a lista “independente” (quantas largas dezenas seriam mesmo, espalhadas pelos recantos mais ínfimos do concelho?!);
Não adiantam as promessas de última hora de novas obras, investimentos e outras fantasias, ou obras apressadas e mal planeadas feitas quase no próprio dia das eleições;
Não adianta o folclore exagerado da campanha, como ter carros de som a correr a cidade o dia inteiro, todos os dias, ou ter o presidente de câmara a visitar lares ou candidatos seniores a distribuir jornais à porta de escolas;
Tudo isso e mais, não adianta nada como, estou totalmente seguro, só provoca e hostiliza a grande maioria dos eleitores, que não são os tolinhos que alguns políticos deles julgam.

Sobre as vitórias, do PS não falarei para não correr o risco de não ser isento, ressalvando apenas a mais que justa vitória de Augusto Barros e da sua equipa na freguesia da cidade. Os eleitores fizeram “justiça pelas próprias mãos”.
(Ressalvo também uma certa tristeza pelo que aconteceu em Além da Ribeira/Pedreira, onde uma lista independente apareceu apenas para dar a vitória a quem não a teria de outra forma. Mais um embuste)
Sobre a CDU e Bruno Graça em particular, que são vistos como grandes ganhadores, digo também apenas isto: sim, elegeram um vereador, mas uma análise fria mostrará que tiveram apenas mais 160 votos que há quatro anos atrás. Milagres do método de Hondt.

E por fim, vem o mau perder de alguns. A confirmar-se, é mais uma para mostrar que não, nós nunca podemos pensar que já vimos tudo por mais anedótico que seja. Parece que hoje o PSD e os IPT vão anunciar uma espécie de coligação. Mas uma coligação para quê? Uma coligação da oposição? Em torno de quê, de estar contra?!!
Os umbigos e o mau perder são um veneno poderosíssimo que tolda as mentes dos mais desesperados. Todos sabíamos que (tal como já o faziam) o fariam na prática, mas anunciá-lo?! Parece que estamos mesmo a viver numa dimensão qualquer surreal onde impera o disparate, não basta o que ouvimos todos dias do governo, parece que localmente para o PSD e também para Pedro Marques, o buraco em que ficaram não é suficientemente fundo.

E amanhã, tomada de posse da Assembleia de Freguesia da cidade onde se anuncia que poderemos assistir a mais algumas demonstrações desse umbiguismo e mau perder. Aguardemos.
E sobre eleições da minha parte estamos conversados. Agora é hora de trabalho.

1 comentário:

Anónimo disse...

Recomeça....
Se puderes
Sem angústia
E sem pressa.
E os passos que deres,
Nesse caminho duro
Do futuro
Dá-os em liberdade.
Enquanto não alcances
Não descanses.
De nenhum fruto queiras só metade.

E, nunca saciado,
Vai colhendo ilusões sucessivas no pomar.
Sempre a sonhar e vendo
O logro da aventura.
És homem, não te esqueças!
Só é tua a loucura
Onde, com lucidez, te reconheças...

- Miguel Torga

Votos de bom trabalho!
s.a.