terça-feira, julho 24, 2012

SMAS - serviço moroso antigo e "sereno"

Há vários anos que o único serviço do qual ainda recebo fatura em papel é o abastecimento de água (mais saneamento e resíduos sólidos que todos pagamos no mesmo serviço, mesmo que não queiramos).
Estou registado no balcão digital dos SMAS desde julho do ano passado.
Acabei de tentar aderir à fatura eletrónica, até porque aquela coisa que mandam para casa só serve mesmo para gastar papel e tinta (e dar trabalho ao pessoal do lixo, lá está).


Ora, não-me é possível fazê-lo porque o serviço diz-me que não tenho nenhum contrato com os SMAS!
Com pena minha é verdade, porque não pagaria os absurdos que pago todos os meses, eu que até sou poupadinho, mas infelizmente tenho um contrato com os SMAS.

Ora, para que é que publicitam um serviço, fazendo até pomposamente referência para a nomeação ao prémio de boas práticas no serviço público (sabe-se lá em que ano!), se depois a treta do serviço não funciona?

Aliás, o acesso ao serviço começa logo bem, porque é através daquela maravilha de velocidade, organização e conteúdo que é a página do município de Tomar, e depois são precisos não sei quantos cliques para algo que devia ser o mais direto possível.
O link direto fica aqui: https://ubs2.edinfor.pt/OA_HTML/ubsjtflogin.jsp?orgid=074

Primeiro, a coisa deveria ser o mais simples possível, precisamente para que o maior número de utilizadores aderisse, mas basta dar uma olhadela às instruções.
Eu não me considero propriamento info excluído, tenho até conhecimentos de informática seguramente acima da média, mas claramente, além de ser demasiado "burocrático", aquilo não funciona!
É logo demonstrativo que estando registado há um ano, e tendo como contacto preferencial o meu email, eu jamais tenha recebido algum dos SMAS, sobre o que quer que fosse.
Não deixa de ser representativo sobre o global do município nabantino em tudo o que tem que ver com as novas tecnologias e o uso das mesmas na redução dos custos e na facilidade de acesso ao munícipe: quase inexistente.

Talvez fosse bom saber quantos utentes já usam o serviço de fatura eletrónica, e quanto gastam os SMAS, que nadam em dinheiro, em tudo o que envolve a expedição da fatura em papel.
Vou cuidar de pedir explicações na próxima Assembleia Municipal.

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