terça-feira, fevereiro 21, 2012

a impossível ubiquidade política de Relvas e o populismo do PCP

O que se descobre na net!
Eu e Miguel Relvas, autárquicas de 2009,
debate de cabeças de lista à AMT na rádio Hertz
Como já esperava há algum tempo, é agora público que a CDU vai apresentar na reunião da Assembleia Municipal da próxima sexta, uma moção a propor a destituição de Miguel Relvas de presidente desse órgão.
Foi Manuel Martins (que desconheço, bem como ao seu trabalho político) quem o confirmou à rádio Hertz.

Apesar de certos nos fundamentos - Miguel Relvas perdeu a legitimidade para poder ser o líder da AMT e como tal, primeiro representante do povo de Tomar - a pressa populista da CDU, querendo dar nas vistas isoladamente, torna totalmente inconsequente esta matéria.

E porquê:

  1. Previamente, logo a questão de ser a comissão de saúde a liderar o assunto é um disparate. A comissão tem como o próprio nome indica, a missão de em nome da AMT tratar dos assuntos relacionados com a saúde no concelho. Nada mais.
  2. O presidente da Assembleia não pode ser destituído solitariamente, mas sim toda a mesa;
  3. Para que tal aconteça é preciso que o mesmo esteja em ponto próprio da ordem de trabalhos, o que não acontece na reunião agendada para sexta. Ou seja, tem que ser agendado em conferência de líderes, ou aprovada a sua introdução na própria reunião por maioria de dois terços dos deputados;
  4. É irresponsável destituir a mesa da AMT sem previamente ponderar na que a venha a substituir e em quem a venha a liderar, concretamente, quem quer e pode ocupar o lugar de Miguel Relvas;
  5. Para que tal aconteça, mais uma vez é preciso uma maioria dos deputados municipais.

Ou seja, apesar de em relação à continuidade do desempenho do cargo por Miguel Relvas, a CDU pensar o mesmo que a generalidade dos deputados municipais, eu incluído, e incluindo também muitos do PSD que naturalmente não o expressam publicamente, se a CDU quisesse de facto que o assunto fosse seriamente abordado, não o teria tornado público sem uma conversa prévia entre as várias forças políticas, precisamente como forma de resolver os vários pontos que enumerei.

Logo, é certo que dificilmente Miguel Relvas poderá desempenhar o cargo até ao final do mandato. E o mais correto até seria que o próprio o reconhecesse. Como acho difícil que isso aconteça, será provavelmente a AMT a ditar a sua saída mas isso, seguramente, não acontecerá na próxima sexta.

.

5 comentários:

Virgilio Alves disse...

Perfeito disparate é esta indignação.

Porquê? Por estas razões:

#1 - "pressa populista da CDU"? Populista é o PS ou já se esqueceram disto: http://www.youtube.com/watch?v=FVknNe2QEwM ?
Aliás já há muito tempo que alguma força política (incluindo o PSD) deveria ter avançado, populismo será votar contra porque não foi a nossa força que apresentou tal proposta.

#2 - Respondendo aos pontos por si citados:
1) Faz todo o sentido ser a Comissão de Saúde, já que é impensável que haja uma Comissão de Saúde representativa da AM onde o seu presidente é justamente uma das figuras fulcrais para que exista uma contestação que originasse essa mesma comissão, mas isso é no plano hipotético, porque é a AM (e por extenso as forças que a integram que irão votar).
2) Essa afirmação só serve descredibilizar, ainda que não se possa destituir um dos membros da Mesa da Assembleia, nada há que obste à destituição em bloco e que alguns dos seus membros sejam de novo eleitos (inclusivamente noutro cago da mesa), portanto isso é apenas mais uma desculpa para engrossar a sua lista (o que vulgarmente se chama de palha, passo a expressão).
3) Novamente “palha”, a não inclusão da OT só revela falta de trabalho colectivo por parte dos membros da AM e um “tapar ouvidos” às propostas.
4) Seguramente irresponsável e totalmente descabido e inusitado é permitir que Miguel Relvas continua na AM de Tomar e, se tão célere foi a troca de Corvelo por Carrão, seguramente que não é uma troca de lugares que vai impedir que esta problema caricato, estapafúrdio e pior, humilhante para o Município de Tomar, para sua AM, povo e todos os seus 852 anos de história.
5) Se realmente se dizem defensores de Tomar, deixem de armar “espectáculo”, passo novamente a expressão e comecem, de facto, a trabalhar pela terra que tanto dizem defender.

#3 - O tempo que passaram a fazer negócios partidários com o PS, se fossem, de facto oposição honrosa e trabalhassem em prol do município, talvez Tomar estivesse um bocadinho melhor, portanto não me venham com conversas de “populismo” porque tiveram tempo de sobra para apresentarem algo do género.

#4 - Quanto as conversas “sérias” seria bom que vós próprios divulgásseis o que querem fazer, com pés e cabeça, e não perderem tanto tempo com futilidades e inutilidades a tentarem sacar os “louros” do trabalho que não lhes pertence.

#5 - Quanto a “será provavelmente a AMT a ditar a sua saída mas isso, seguramente, não acontecerá na próxima sexta” seguramente pelo teor do vosso discurso, não será nem sexta nem nunca e quem se “trama” sãos os cidadãos desta cidade e deste município.

Concluindo: Deixem trabalhar quem quer e não empatem aqueles que realmente querem um futuro para Tomar.

HC disse...

Sr. Vírgílio,

Desde logo lhe digo uma vez mais que prefiro dialogar com pessoas, não só que o saibam fazer, mas que tenham um rosto pelo qual respondam.
As suas afirmações respondem-se a si próprias tal como as minhas que me parecem bastante claras, e por isso não vou gastar muitas palavras.

Vou apenas relembrar uma questão óbvia, e ainda há pouco disse isso mesmo a um comunista, ele sim legitimado para falar em nome do PCP: se o PCP queria discutir este assunto de forma séria não o teria tornado público antes de o conversar com os outros partidos, uma vez que genericamente todos pensamos o mesmo.
Saiba que o local próprio para a definição dos assuntos a discutir em Assembleia é mesmo a conferência de líderes, onde o PCP também está representado, logo...


Ó sr virgílio, "sacar os “louros” do trabalho que não lhes pertence"?!!!

Você não está bem! Quer mesmo comparar? Não veja a política como se futebol e das suas claques se tratasse, esse é um dos males do país, tente ver um bocadinho além disso.

E já agora, tente respeitar um bocadinho mais a democracia e as suas regras.

Zorro Silva disse...

Oh Hugo não conheces o Manuel Martins ?
Só conheces malta de sangue azul ?
Devias, que és novinho, aprender com gente simples que nos dá lições de vida !
O Manuel é um bom trabalhador, uma pessoa honesta, vertical, com muitos anos de trabalho em prol do colectivo em detrimento dos seus interesses pessoais.

Não é como os oportunistas que giram á tua volta. Não estou a falar de ti , que de ti tenho muito boa impressão !
Respeita quem deve ser respeitado!

E já agora . Tem coragem e avança tu para Presidente da AMT !

Zorro Silva disse...

Já que falamos em coragem !

Para quando uma grande coligação tomarense de esquerda PS+IPt+CDU ?

Será assim tão dificil pensar só em Tomar e deixar de fora a partidarite ?

Basta escolher um bom candidato nesta Área Politica . Num ambiente de união concerteza que haverá várias opções. Os bons quadros que existem nesta grande área politica aparecerão naturalmente !

Coragem !

HC disse...

Sr. "Zorro"

Afirmar que não conheço o sr. Manuel, não tem nada que ver com respeito ou falta dele.
Convenhamos é que é muito estranho que alguém que fala em nome de um partido, e que pelo que entretanto me disseram é o responsável pelo PCP em Tomar, não seja conhecido por praticamente ninguém dos que em Tomar "andam na vida pública".

Essas coisas do sangue azul e das pessoas que nos dão lições... enfim, responde-se a si mesmo, e isso sim, entra na questão do respeito e, parece que o senhor é que precisa de me conhecer melhor.

Quanto ao segundo comentário, o melhor é perguntar às outras forças políticas. É público, ou sempre se tornou público, que o PS já tentou isso.