quinta-feira, agosto 25, 2011

as descobertas do sr. presidente

foto de Tomar a Dianteira
"TOMAR - Corvelo de Sousa garante não haver crime contra o património na questão do alambor", noticia a rádio Hertz." e outros orgãos de comunicação entre os quais alguns nacionais.

Fala-se aqui das obras em torno do acesso ao Castelo Templário/Convento de Cristo, e a destruição de achados arqueológicos. A questão havia sido (e bem!) levantada pelo Tomar a Dianteira (podem acompanhar o desenvolvimento em vários posts), e ganhou entretanto eco mais alargado.

"Refira-se que está em causa uma estrutura defensiva que garante uma maior solidez à muralha. Foram, precisamente, os Templários que introduziram este género arquitectónico, que tinha como objectivo uma defesa mais eficaz contra os ataques dos invasores. Aliás, no território de Portugal Continental, o alambor do Castelo de Tomar é mesmo o melhor exemplo deste tipo de construções templárias."
 
Ora, o que eu acho surpreende são as afirmações prontas de Corvêlo de Sousa que, que eu saiba não é nem arqueólogo nem Presidente do IGESPAR. Não senhor, "não houve crime", na sua OPINIÃO (que é para o caso tão válida como a de qualquer outra pessoa), "do ponto de vista arqueológico, trata-se de uma descoberta interessante, que será salvaguarda".

Sim senhor, a Língua Portuguesa é mesmo magnífíca... não sabia que para incúria, desleixo, atentado, o termo "descoberta" também serve como sinónimo!!

"Descoberta" sr. Presidente?! Como é possível descobrir o que todo aquele que teve aulas de História na escola deveria saber?

Sem comentários: