sexta-feira, junho 17, 2011

mãe Rússia

"Voltei voltei, voltei de lá
ainda ontem estava em..."
Pois é, tudo é que é bom acaba, estou de volta à realidade. Como o nosso novo Primeiro-ministro diz que não gosta de saladas russas, eu fui tentar ver in loco do que estava ele a falar e, não é que vim quase convertido?!

Por agora é só mesmo esta rapidinha, quando houver tempo e vontade de escolher entre as paletes de fotos ponho aqui algumas mais.
Esta foto é o souvenir que trago para os meus amigos comunistas :)


Adenda (20.06.2011): António Rebelo, prezado bloguista da urbe nabantina, publicou esta foto no seu Tomar a Dianteira, o que originou alguns comentários a que dei resposta, esta mesmo que aqui replico para memória futura.

"Caríssimos,

Fico assaz boquiaberto com os doutos comentários que alguns aqui vão colocando, e neste que me toca não deixo de experimentar igual sensação.
Com que então é uma falta de respeito tirar uma fotografia a sorrir, junto de dois figurantes que circulam (como tantos outros) por Moscovo fazendo disso vida? Quer dizer para mim é falta de respeito, mas para os russos que idolatram estas figuras e que, particularmente de Lenine têm a sua figura em todo o lado e ainda assim levam a coisa com a maior das naturalidades, não deve ser falta de respeito. Sim senhor, grande teoria. Prezo pela capacidade de ocuparem o vosso pensamento com coisas importantes…

E depois, porque lhes deveria ter eu respeito? Não os considero como ídolos nem sequer figuras de referência naquilo que para mim são as referências históricas político-sociais, particularmente com enfoque na Liberdade e na Democracia. Ora, não só nenhum dos dois pode representar esses ideais, como são ambos responsáveis pela criação de um estado autoritário e policial, para ser meigo, e ambos, particularmente Estaline, têm as mãos cheias de sangue.
Não percebo, caríssimo “Cantoneiro da Borda da Estrada” que agora já tenho o prazer de conhecer, o que tem a inspiração Marxista do PS, que ver com eu posar numa fotografia ao lado de sósias de Lenine e Estaline.
Não percebo de onde retiram a ideia que sou anti comunista. Tenho pena sim, que o PCP tenha cristalizado no tempo e não saiba ou queira evoluir, era muito importante, já o disse muitas vezes, que existisse mais que um partido na esquerda portuguesa, que efectivamente contasse para as contas da governação do país, e não que estivesse sempre no contra como estão o PCP e o BE. (O BE é capaz agora de ter começado a aprender a lição).

Por fim “Carlos Rosa”, ainda bem que se vai embora do PS porque alguém que seria capaz de deixar a militância por causa duma fotografia, em particular esta, não está a fazer mesmo nada no PS. Nem em qualquer outro partido, porque nessa cabeça só deve existir vento.
Mas já agora diga-me, já que parece conhecer-me tão bem a ponto de imaginar quais possam ser as minhas frustrações… sabe, eu conheço pessoalmente grande parte dos 400 militantes do PS de Tomar, e mesmo alguns mais antigos que não conheço pessoalmente, quase todos sei quem são e não estou mesmo a ver quem seja vossa ilustre iminência.
Talvez queira encontrar-se comigo pessoalmente e dizer-me na cara o quão garoto eu sou, e entregar-me em mão o seu cartão, já que é uma pessoa tão séria…
Cumprimentos."

Sem comentários: