quarta-feira, fevereiro 16, 2011

Soares é fixe!


O retrato oficial no Palácio de Belém
nascido do pincel de Paula Rego
FOI HÁ 25 ANOS.

"Às oito da noite de 16 de Fevereiro, as primeiras projecções apontavam tendência para vitória tangencial de Freitas. Creditavam-lhe 49,5 a 51,5% dos votos, enquanto Soares surgia com 49 a 50,5%. Mas, quando, já depois da meia-noite, o apuramento ficou concluído, Soares, com 3 milhões e 10 mil votos, atingia 51,1% e estava eleito com 138 mil votos de vantagem sobre o adversário.

A meio da manhã do dia seguinte, segunda-feira, 17 de Fevereiro, a carrinha de uma florista parou à porta da casa de Freitas na Quinta da Marinha. Ia entregar ao candidato derrotado um enorme ramo com mais de 100 flores. Dentro de um envelope, seguia um cartão manuscrito com cumprimentos ao casal Freitas pelo empenho “na brilhante campanha”. Remetente: o “amigo e admirador” Mário Soares." retirado daqui

Lembremos que na reeleição seguinte, em 1991, atingiria 70,3% dos votos.
Em 2005, apesar dos resultados e da opinião de muitos, voltou a mostrar-se grande, com uma magistral lição de disponibilidade e humildade democrática.
 
Mários Soares não é apenas o melhor e maior político português dos últimos 50 anos, é também dos mais lúcidos, coerentes e visionários. Sempre atento, sempre presente, sempre jovem.

1 comentário:

Anónimo disse...

Mas...não tivesse Álvaro Cunhal convocado um Congresso Extraordinário do PCP para decidir o voto em Mário Soares...e a história tinha sido outra.

Fixes foram os comunistas!