domingo, agosto 12, 2007

Porque é hoje...

... Dia Internacional da Juventude?

Porque em 1998, Portugal acolheu a Conferência Mundial de Ministros para a Juventude.
E a Conferência - tendo presente uma proposta do Fórum Mundial da Juventude do Sistema das Nações Unidas, reunido em Braga - aprovou uma resolução proclamando o dia 12 de Agosto (data de encerramento da mesma) como o “Dia Internacional da Juventude”.
Esta decisão viria, posteriormente, a ser ratificada pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
Na base desta proposta, e da consequente decisão da Assembleia Geral da ONU, esteve o objectivo de difundir - particularmente entre os jovens - o Programa de Acção Mundial para a Juventude até ao ano 2000 e seguintes (aprovado em 1995).
Este programa contém recomendações destinadas a governos e organizações, relacionadas com a adopção de políticas para a Juventude em diversas áreas, de que são exemplo, entre outras:
a Educação, o Emprego, a Luta contra a Pobreza, a Saúde.

De 8 a 12 de Agosto de 1998 teve lugar, em Lisboa, a Conferência Mundial dos Ministros Responsáveis pela Juventude que aprovou um documento fundamental na área das Políticas de Juventude: a Declaração de Lisboa!
Neste Documento os Governos que o subscreveram assumiram como compromisso:
Implementar as medidas que, para as várias áreas, nele constam;
Promover e continuar a implementar o Programa de Acção Mundial para a Juventude até ao ano 2000 e seguintes e
Garantir que as perspectivas próprias dos jovens se reflictam nas políticas e programas nacionais.
Para este ano de 2007, as Nações Unidas propuseram como tema de reflexão para o Dia Internacional da Juventude “Ser visto e ser ouvido: a participação dos jovens no desenvolvimento”.
Este tema centra-se nos importantes contributos que os jovens – homens e mulheres – de todo o mundo podem dar e já dão efectivamente para o progresso dos seus países.

Portal da Juventude

Sem comentários: