domingo, agosto 12, 2007

Dia Internacional da Juventude




Mensagem do Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon,
12 de Agosto de 2007

O Dia Internacional da Juventude proporciona-nos, todos os anos, uma oportunidade de prestarmos homenagem aos 1200 milhões de jovens de todo o mundo, de celebrar as suas realizações e de favorecer a sua participação em todos os domínios.

A comemoração deste ano, que tem como tema “Ser visto e ser ouvido: a participação dos jovens no desenvolvimento”, centra-se nos importantes contributos que os jovens – homens e mulheres – de todo o mundo podem dar e já dão efectivamente para o progresso dos seus países. São parceiros valiosos e empenhados no esforço global para alcançar os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), incluindo o objectivo primordial de reduzir para metade a pobreza e a fome, até 2015. Continuam a desempenhar um papel de primeiro plano na luta contra o VIH/SIDA. E propõem soluções inovadoras e engenhosas para os problemas relacionados com o desenvolvimento que se arrastam há demasiado tempo.

Encontramo-nos a meio do caminho iniciado com vista à realização dos ODM e a participação dos jovens é mais necessária do que nunca. A sua energia e idealismo podem ajudar a recuperar o tempo perdido e a tornar possível a plena consecução dos objectivos de desenvolvimento, dentro dos prazos estipulados.

Pela nossa parte, devemos cumprir as nossas obrigações para com os jovens. O Programa de Acção Mundial para a Juventude pede aos Governos que tenham em conta os contributos dos jovens em todas as políticas que os afectam. Os Governos devem honrar este compromisso. E devem também aumentar o apoio financeiro, educativo e técnico aos jovens e ajudá-los a realizar o seu potencial.

Apesar de haver um conhecimento crescente das suas necessidades, em muitas partes do mundo os jovens continuam a ser marginalizados e esquecidos. O seu destino enquanto grupo que conhece níveis de pobreza e de desemprego anormalmente elevados continua a ser descurado. Assim, a probabilidade de os jovens estarem no desemprego é três vezes mais elevada do que a dos adultos. De facto, ainda que representem um quarto da população activa mundial, os jovens constituem quase metade dos desempregados do planeta.

Já é tempo de deixarmos de encarar os jovens como um problema e de passarmos a cultivar o seu potencial e a esperança que representam. Neste Dia Internacional da Juventude, tomemos a decisão de investir no nosso recurso mais valioso e de o proteger. Demos aos jovens de ambos os sexos o lugar que lhes compete na sociedade e no êxito desta.

Sem comentários: