terça-feira, agosto 07, 2007

curtas de Tomar

- No Verão Tomar entristece-me mais. Nesta altura, as pessoas têm tendência para andar por aí com os olhos mais abertos, passeiam mais, apreciam mais, comparam mais. No Verão encontramos também as pessoas com outro tempo para a conversa. Este Verão, com todas as pessoas que tenho conversado ou até apenas ouvido, independentemente do partido, da idade, e do que quer que seja, sobre o estado da cidadezinha nabantina a apreciação é genérica: mal, péssima, em degradação, não se faz nada com jeito, é uma vergonha - e por aí fora.
E nem é tanto esta a parte que me entristece mais, mas sim quando faço a minha clássica pergunta: "Então e o que pensas fazer sobre isso?", e ouço um resignado "Nada" ou sou presenteado com um indiferente encolher de ombros ou um fustigante olhar daqueles que nos trespassam ensandecidos e nos parecem dizer: - Ganha juízo, como se fosse possível fazer alguma coisa!

- Esta do complexo desportivo onde se incluem as piscinas fechar em Agosto parece-me algo caricato. Não conheço as razões, mas não deixa de ser estranho com a imensidão de técnicos de desporto que a Câmara tem ao serviço.

- A gestão autárquica em Tomar transformou-se definitivamente numa espécie de agência de viagens. Do Município às freguesias, os jornais nabantinos da passada semana são bem o espelho do descontrole e da total ausência do mínimo de boa gestão dos dinheiros públicos a que o concelho chegou. Há juntas que gastam mais de metade do seu orçamento anual nestas viagens.
A caça ao voto é flagrante e a falta de decoro é tamanha que já nem se disfarça.

- O vereador Carrão, candidato assumido às próximas eleições autárquicas, desdobra-se em aniversários, encontros, passeios, ficando depois até altas horas no seu gabinete provavelmente a tentar despachar o que durante o dia não se fez. Confesso que começo a sentir alguma preocupação em relação à sua saúde. Acreditem que não digo isto a brincar, tanto passeio deve cansar!

- Se é preocupante a leviandade com que se afirmam certas coisas, o que dizer de algumas que se praticam? Como é que se diz que se está à espera de 34000 euros de fundos europeus para concluir a estrada Calçadas/Olalhas que desde Novembro alterna entre lama e pó, no mesmo momento em que apenas 6 anos depois se volta a querer enterrar dinheiro na praceta Alves Redol, mais identificada como a rotunda da nado-morta cibernética?
Quantas estradas (ou outra coisa) poderiam ser concluídas com os gastos das derrapagens e erros das obras do defunto estádio e do pavilhão "aquático"?
Quanto custou só o projecto para as bancadas que já não vão ser feitas?
Quanto custa começar obras, interrompê-las, retomá-las?

Sem comentários: