quarta-feira, setembro 06, 2006

A ambição

A ambição é uma das mais agridoce características humanas.
Se alguém sem ambição é como uma embarcação sem rota, demasiada ambição pode levar-nos a ignorar as características do caminho para o destino a que queremos chegar. Pouca ambição torna-nos insosos, demasiada ambição pode cegar-nos.
Portanto a ambição é talvez das mais perigosas características. É como um veneno que temos de saber dosear, para não corrermos o risco de com ele nos atingirmos.
E ao longo da minha, quero acreditar que ainda curta vida, tenho visto muito de ambição desmedida a envenar o espírito do seu detentor. E os tipos de ambição podem ser tantos como distintas as personalidades.
Muitos não olham a meios para alcançar os seus desígnios, mas como tudo na vida, há como que uma certa ordem das coisas que mais tarde ou mais cedo faz a situação equilibrar-se, normalizar-se, e mesmo que alguns até cheguem por algum tempo a onde desejam, acontece que o caminho para lá chegar foi tão tortuoso que rapidamente se perdem; outros subiram tanto que que se esqueceram do que os segurava, e extiguiram-se na queda.
Poucos, muito poucos valha-nos isso, são os que pisando tudo e todos, se mantém a salvo por muito tempo.
E alguns, felizmente há sempre alguns, que mesmo tendo bebido demais do veneno, que mesmo tendo-se perdido, que mesmo tendo caido, souberam com isso aprender e arrepiar caminho. Porque felizmente aprender com o erro também é uma qualidade humana, pena é que muitas vezes pouco aproveitada.
E o mundo, mesmo aquele que nos está mais próximo, é um imenso cardápio donde retirar ensinamentos, felizes por isso os que sabem, ou querem, ou conseguem ver.

Sem comentários: