segunda-feira, setembro 11, 2006

11 de Setembro de 2001



É impossível hoje não falar deste assunto.
Apesar das verdades que venhamos ainda a descobrir sobre o que foi afinal o ataque ao World Trade Center, que nos americanos nunca se confia, a verdade é que ele representa a mais inquietante confirmação da insegurança e da precaridade da condição humana face à manutenção do seu modo de vida e da vida ela própria.
Novos factos, novas ou velha teorias, como as que ontem descreveu um inquietante comentário no canal 1 da RTP do qual vi apenas um bocado final, mostram que como habitual, a história é relativa, é sujeita a mudanças, e depende da perspectiva de quem a conta, ou de que quem a escreveu.
A verdade pode muito bem ser uma mentira muito bem contada.
Dos americanos esperamos tudo, e se é quase certo que o homem não foi à Lua, talvez venha a ser também certo que o ataque à América foi feito pela própria América, mas ainda é cedo para esta tese ter um acolhimento alargado, chocados que ainda estamos, com a memória fresca das torres a cair, e com elas milhares de vidas humanas.
Independentemente do como e do porquê, aquelas torres marcaram certamente por alguns anos todo o mundo ocidental, e com uma ferida das que saram muito lentamente os americanos em especial.
Que todos estejamos a salvo de algo semelhante.


Sem comentários: