sexta-feira, janeiro 20, 2006

Soares: velhice ou preconceito?

artigo publicado hoje no jornal Cidade de Tomar

Fosse eu alguém diferente, fosse eu cidadão de outra sociedade qualquer, tivesse eu nascido noutro tempo, e talvez não acreditasse que são os preconceitos que ditam as escolhas da maioria, e são os mitos ao invés dos factos o que as motiva.
Mas este é o mundo em que vivemos, e nele acontece com frequência o parecer valer mais que o ser, e o que conta não é o que se vale, mas o que se tem.
Poder-se-ia aqui falar de muitas outras coisas, hoje, falamos de idade. Sim, os da minha idade bem deviam saber o que é ser descriminado em função dela, mas se para muitas coisas somos supostamente jovens demais, a outras parece que velho também não convém ser.
Não é essa afinal, a grande questão que se esconde por detrás desta campanha, o preconceito da idade? Saber afinal quem é menos velho? Que Soares é velho, é sim senhor, não tenhamos medo das palavras, mas pensava eu que ser velho era algo ao qual se atribuir mérito, que não chegam lá todos, e dos que chegam nem todos bem. Mas Soares posso afiançar-vos está melhor que muitos de nós. O físico poderá já não ser o melhor, mas quem de nós não tem umas dores nas costas ocasionalmente?
E o intelecto, só quem estiver distraído, não poderá perceber a visão e a sabedoria de um homem, que apesar de ter já dado toda a sua vida a contribuir para o desenvolvimento de Portugal e do mundo, tem ainda opiniões fortes e válidas sobre isso mesmo, e uma força e uma garra, que certamente só poderá ter quem sofreu os martírios que pertencem também já a outro tempo. Só prestando pouca atenção, não se poderá distinguir entre aquele que fala com conteúdo, do que fala por chavões já gastos e que pouco dizem, ou do que pouco fala, para que se não perceba que pouco tem a dizer.
Votar em Soares nestas eleições, é mesmo votar contra o preconceito, o da idade, como já vimos, mas também o da política. É moda falar mal da política e dos políticos, e dizer que nada se quer dos partidos. Pois alguns candidatos estão a aproveitar essa moda, esse populismo barato, que só pode convencer aqueles que tenham andado distraídos nos últimos anos e não saibam o que estes senhores, sempre foram: políticos. Pois mais uma vez Soares pugna pela diferença, igual a si próprio, Soares é o que sempre foi e sem vergonhas ou hipocrisias, mostra-se o político, o excelente político que continua a dar lições, assim as queiramos aceitar, assim queiramos quem realmente fala por si mesmo, e não por aquilo que lhe aconselham a dizer.
Por isso eu não tenho dúvidas em quem votar no próximo domingo, vou votar num velho sim, vou votar num homem que não tem medo de falar, que diz o que pensa, que pensa muito, e que obviamente, já nada tem a ganhar para si mesmo, mas abandona a pacatez duma “boa vida� por que um imperativo de consciência lhe diz que ele, dos que se apresentam disponíveis, ainda é o melhor. E eu concordo com ele.
Há quem ache que Soares devia ficar ter ficado em casa, talvez se sintam incomodados pela vivacidade que esse tal velho consegue ter em comparação com tantos que mais novos parecem velhos. Por mim, acho que o país precisava era de muitos “soares�, é que são de modelos como este que o país carece, e se há coisa que um Presidente da República deve ser, é um exemplo.
Mas acima de tudo, votar mais que um direito é um dever pelo qual Soares e muitos outros lutaram, e alguns morreram. Por isso, votem em quem votarem, não esqueçam da vossa quota de responsabilidade, não atribuam sempre a outros as culpas, não deixem de ir votar.

Sem comentários: