segunda-feira, novembro 11, 2013

leituras

Porque aqui se promete falar de livros, o apontamento de quatro dos últimos. Pode sempre existir quem precise de uma dica.


De Mário Vargas Llosa, o escritor peruano prémio Nobel em 2010, exímio romancista e, vá-se lá saber porquê, este Travessuras da Menina Má, não só foi uma agradável surpresa como alvo de muita identificação pessoal.


Este Inferno é um normal género de leitura de verão, entre a esplanada e a areia ou uma qualquer sombra convidativa, mas acabou por ser, porque “verão” foi coisa que não tive, uma espécie de leitura de campanha.
O estilo thrilher cinematográfico já conhecido de Dan Brown, e apesar de uns pontos abaixo de O Código DaVinci ou O Símbolo Perdido, é um daqueles livros viciantes que se lê “enquanto o diabo esfrega um olho” e que para mim, sem querer revelar a história, se passa em três das mais magníficas cidades que pude já visitar: Florença, Veneza e Istambul.


Para quando o tempo para a leitura é menor, este livro de contos de Gabriel Garcia Marquez, (também prémio Nobel), A Incrível e Triste História da Cândida Eréndira e sua Avó Desalmada, no seu estilo entre o natural e surreal, sem esquecer os apontamentos cómicos, é um livro a ter em conta.


O Livro dos Homens sem Luz é uma boa leitura ao estilo habitual de um dos melhores jovens escritores nacionais, João Tordo.

Sem comentários: