sábado, abril 27, 2013

«Antes da Democracia»

A minha nota do dia 24 de abril na rádio Hertz pode também ser lida na totalidade no esquerdo capítulo.


(...) «Nacionalismo bacoco, autoritarismo, censura, proteção de classes, ou melhor dizendo, proteção dos poucos muito ricos e favorecidos e mantendo todos os outros no seu lugar de origem, esta era a realidade de um país onde uma sardinha podia servir para a refeição de mais que uma pessoa e ter dois pares de sapatos era um luxo impossível para muitos.

Sem liberdade política, religiosa, ou qualquer outra afinal, os portugueses viviam “orgulhosamente sós” no mundo, “pobrezinhos mas honrados”, tendo como princípios basilares da sua vida “deus, pátria e família” como bem cedo na escola eram adestrados para acreditar.
Muitos jovens foram para a guerra do ultramar, lutar por terras e riquezas que não eram suas e contra os legítimos herdeiros seculares desses locais numa guerra espúria e suicida de onde muitos não voltaram e da qual os que voltaram trouxeram incuráveis cicatrizes físicas e psicológicas.
Outros foram forçados a fugir do país, para não entrar nessa guerra em nome de uma falsa pátria, ou para procurar as mínimas condições de vida que por cá não tinham.
Portugal era um país atrasado, onde se morria ainda aos milhares, fosse logo no nascimento fosse por doenças hoje praticamente erradicadas, e onde a esperança média de vida rondava os cinquenta anos. Apoios sociais, lazer, cultura e outras ideias hoje banalizadas eram palavras tão pouco conhecidas como usadas.» (...)

Sem comentários: