quarta-feira, agosto 22, 2012

curtas

- A câmara de tomar, escudada na lei dos compromissos, acabou com a cedência de máquinas às freguesias, lê-se na Hertz.
Este modelo, que faz dos presidentes de junta uns eternos pedintes, há muito que está ultrapassado.
Mas terminar assim, sem alternativas, é o que acontece quando não houve vontade nem capacidade de antecipar os problemas e fazer um correto planeamento. Como em quase tudo, e apesar de também aqui alguns como eu há muito alertarmos para isto, as cabeças mal pensantes que têm mandado no município de Tomar, nunca quiseram ver o óbvio.

- O sr. Presidente da República, em resposta a um pedido de comentário sobre as fantasiosas declarações de Passos Coelho acerca de 2013, disse que em agosto não faz política, dedica-se à família. Isto enquanto inaugurava um hospital privado, acompanhado de todo o staff e circo do costume.
É há muito um lugar comum que o homem não diga nada de jeito, mas não percebo a reverência que lhe fazem os jornalistas que não colocam em causa as suas palermices, ao contrário do que fazem, tantas vezes exageradamente a outros.

- Por falar em lugares comuns, anda a levar muito nas orelhas pelas redes sociais, o "Marcelo sabe tudo" da TVI, por no seu último programa ter dito repetidamente que foi Sócrates quem aplicou o imposto sobre o subsídio de natal de 2011 e que Passos o corrigiu.
Que o homem diz tudo e o seu contrário é habitual, que o homem "sabe" de tudo e todos também; que diz gaffes a toda a hora, que inventa, que mistura factos com opiniões, igualmente. Não percebo por isso qual é o espanto, e o meu único é que ainda o levem a sério. Aquilo é um simples programa de entretenimento!

- Quanto vale um monumento ou uma marca cultural? Um interessante artigo espanhol a ler aqui.

- «O sonho olímpico de Samia Yusuf Omar morreu a caminho de Itália» é uma história comovente a ler n'O Público que nos deve fazer pensar em como vai o mundo.

- A Islândia vai sendo cada vez mais apontada como um exemplo de sucesso. O exemplo contrário à mentalidade reinante em boa parte da Europa: não sucumbir aos mercados, a política a mandar na economia e não o seu contrário, proteger o Estado Social.
Entre muito que se pode ler online, este artigo do negócios online aconselha-se.


Sem comentários: