quarta-feira, novembro 02, 2011

a incapacidade para aprender...

A Câmara vai lançar novo concurso de exploração do Cine-teatro Paraíso para exibição de cinema, como noticia O Mirante. Uma vez mais apenas alguns dias por semana.

Não só demonstram que não percebem nada do assunto como pior, que não aprendem com os erros.
Não seria preciso fazê-lo, basta perceber porquê e como as pessoas vão ao cinema, mas mesmo que não saibam, este modelo já foi experimentado e teve os resultados catastróficos que se sabem: cinema à moscas.

E é preciso relembrar que tudo isto começou quando a Câmara deliberadamente acabou com o cinema comercial, num daqueles processos de teimosia/ódio gratuito do anterior Presidente de Câmara, aquele que tudo sabia e a quem todos à sua volta veneraram sem questionar.
A Câmara iniciou um processo de concorrência desleal com o cinema comercial, obrigando-o na prática a fechar o que veio a acontecer, e nesse processo acabou-se com o hábito de ida ao cinema em Tomar. E não só se acabou com o negócio da empresa nacional que explorava esse cinema, mas também com o pequeno empresário local que explorava o bar e seguramente teve reflexos em outras lojas do agora quase defunto Centro Comercial Os Templários.
Não estão assim tão longe, os tempos em que havia filas para compra de bilhete que desciam as escadas e saíam mesmo para a rua do antigo cinema. Muitas vezes a sessão esgotava. Eu cheguei a ver filmes sentado no chão, de extra-lotada que estava a sala.

Obviamente que há outras razões globais para o decréscimo de espetadores, mas essas nada têm que ver com o caso em Tomar. A sala do Paraíso não tem as condições físicas hoje necessárias e atrativas para a exibição de cinema comercial, exibe quase sempre os filmes muito fora de prazo (várias vezes já depois de terem chegado ao video-clube), e muito importante, quem gosta e tem por hábito ir ao cinema não quer saber se naquele dia há ou não sessão, ou se a mesma foi suspensa porque nesse dia a sala está a ser utilizada para outra coisa qualquer.

Muito tomarenses continuam a ir ao cinema, uns fazem-no em Lisboa aproveitando que estão lá durante a semana, outros fazem-no... em Torres Novas.

3 comentários:

Sofia Vieira Lopes disse...

O cinema em Tomar é uma vergonha... Apesar de precisar de uma remodelação, o cinema do Centro Comercial, principalmente à 2ª feira, estava sempre cheio... Era regular e não passava filmes completamente fora de prazo e sem qualquer interesse como hoje acontece no Cine-Paraíso... Além disso, durante algum tempo ainda tinha uma sessão extra com filmes menos comerciais... No Cine-Paraíso existe uma Cine-Clube, mas nem isso tem uma divulgação decente...
Realmente, Tomar está a ficar a milhas relativamente a outras cidades... Verdadeiramente, parada no tempo e cada vez menos apelativa...

Anónimo disse...

Caro hugo,
o que queres dizer com "perceber porquê e como as pessoas vão ao cinema"?
E já agora porque é que dizes "Obviamente que há outras razões globais para o decréscimo de espetadores, mas essas nada têm que ver com o caso em Tomar. "?
Cumprimentos,

Francisco Santos

HC disse...

Francisco,

"perceber porquê e como as pessoas vão ao cinema" é isso mesmo, ou seja, perceber o que leva alguém a ir ao cinema, que é seguramente diferente de ir ao futebol, ou a uma tourada, ou a uma missa... ou seja, perceber os meandros do negócio e conseguir promovê-lo, vendê-lo.

As "razões globais" são evidentes, estão estudadas, são de quando em quando referenciadas. Têm que ver essencialmente com as facilidades de acesso e cada vez melhores condições tecnológicas para ver cinema em casa e igualmente as questões relacionadas com a pirataria. Naturalmente os preços dos bilhetes também não ajudam.

Mas estas razões não são nem de perto nem de longe minimamente suficientes para explicar o que se passou em Tomar.

cumprimentos