sexta-feira, setembro 09, 2011

2º festival de estátuas vivas



Hoje inicia-se a 2ª edição do Festival de Estátuas Vivas com um programa interessante, do qual destaco como não poderia deixar, a animação de rua em dose dupla (hoje e amanhã, sempre depois da meia noite) da nabantina Fanfarra Drama&Beiço. (quase mais conhecidos fora que entre portas, é o costume nas margens do nabão).

A iniciativa é boa, e não posso deixar de referir que nessa área que também me é muito próxima, que é a do marketing e publicidade, a promoção do evento (que não sei quem fez ou quanto custou) está bastante boa. Apesar de continuar a existir a falha recorrente de não disponibilizarem as imagens ou o vídeo na sua página, em formato passível de ser transportado para outros sítios virtuais. O vídeo aqui presente foi publicado pelo jornal O Templário no youtube.

É pena contudo que as iniciativas continuem a ser desgarradas e não exista qualquer plano integrado e capaz, das iniciativas culturais do concelho numa perspectiva a longo prazo, por exemplo anual, e que aglomere todas as atividades das diferentes entidades como um todo concelhio, como forma de criar tanto âncoras como atividades promotoras de outras, só assim capazes de desenvolver o turismo local como uma área passível de criar emprego e riqueza para a economia local.

É também importante notar que esta é uma iniciativa paga por fundos do QREN, e que por isso é preciso encontrar o quanto antes forma da mesma poder ser autosustentável ou financiável de outra forma, sob o risco de se assim não for, a mesma estar condenada à extinção quando os subsídios europeus se acabarem.

Sem comentários: