segunda-feira, julho 18, 2011

no caminho certo

"Cine-Teatro Paraíso vai ter cinema extraordinário às quintas-feiras" noticia O Mirante Online.

O simples bom senso diz-nos que o Cine-Teatro Paraíso não tem no contexto atual do mercado e da realidade social nabantina, qualquer viabilidade enquanto espaço de cinema comercial.
Para o ter, seria necessário que fosse lançada uma campanha "agressiva" e pro-ativa de cativação de público e regresso dos espectadores à sala de cinema, além de ser absolutamente obrigatório que o espaço estivesse 100% dedicado a esse fim, o que além de ainda assim não ser uma garantia de sucesso, não me parecer o mais desejável para a comunidade. Tomar não tem uma verdadeira sala de espetáculos, aquela é assim o que mais com isso se parece e por isso o seu uso deve ser eclético e polivalente.

Por isso a utilização, bem como a manutenção daquele espaço deve cada vez mais acontecer por via de protocolos com as forças da comunidade, particularmente as associações que trabalham na área da cultura, como é o caso do “Plano Extraordinário - Clube de Cinema” que agora passa a garantir a exibição de cinema não comercial - ou "não convencial" como refere a notícia, ainda que eu não saiba o que isso quer dizer.

Claro que fica por resolver um problema de partida, que obriga a uma maior abertura e vontade de resolver a questão por parte da Câmara Municipal, e que tem que ver com as despesas de manutenção do espaço, particularmente dos recursos humanos a ele afectos.

Sem comentários: