segunda-feira, junho 06, 2011

uma questão de "bonecas"

foto do jornal O Templário
Não o fiz enquanto a discussão andou nas redes sociais, propositadamente porque acho importante estes movimentos de opinião. Embora por vezes eles tenham um lado um pouco negativo de algum facilitismo, particularmente neste mundo pós-facebook, na forma por vezes ligeira e pouco esclarecida como se discutem os assuntos.

O caso de que aqui falo é o das chamadas "bonecas dos tabuleiros" que faziam parte do projecto ornamental da rotunda das discórdias, aquela ali junto à "ponte nova", e que Paiva ou Corvêlo, não estou certo qual dos dois, decidiram em nome do município não colocar.

Pois bem, agora que a discussão se fez, e chegou já à Câmara que decidiu voltar atrás e apoiar este movimento, já me sinto mais livre para dar a minha opinião, mesmo sendo ela contra corrente. Na verdade, acho que a decisão de não respeitar o projecto e não colocar lá aquelas figura foi das poucas decisões de bom senso que vi  nos últimos anos alguém do PSD tomar na Câmara.

Posso vir a enganar-me, mas estou convencido que quando elas lá forem colocadas muito mais gente vai pensar como eu. Não consigo mesmo perceber como pode alguém ter projectado aquilo daquela forma. Figuras em silhueta numa rotunda!!

Para que fique claro (que isto quando toca à Festa é tudo muito sensível!), não está em causa a existência do tema Festa dos Tabuleiros na rotunda. Sempre defendi que esse ou os Templários, deveriam ser o tema dominante do que quer que lá estivesse. O que não me agrada é mesmo a execução estética da coisa. Claro que o "gosto" é uma coisa subjectiva, mas neste caso não me oferece grandes dúvidas.

O que não quer dizer que, estando as "bonecas" já construídas, elas não pudessem ser aplicadas noutro sítio. Podiam e deviam, e por exemplo a ideia de as colocar no muro (também polémico, mas na minha opinião de polémica exagerada) junto às moagens, era uma ideia muito mais interessante e de gosto muito menos duvidoso.
Enfim, vamos ver como fica. Pode ser que eu não tenha razão.

Sem comentários: