terça-feira, maio 03, 2011

"put your money where your mouth is"

... é uma interessante expressão americana que quer dizer algo como, deixa-te de cantigas e faz o que dizes, mas que para o caso podíamos aplicar literalmente dizendo, põe o teu dinheiro no sítio onde tens a boca.

Porque fui buscar este exemplo? É simples, e eu sou dos que há muito o digo, em Tomar falamos muito de turismo e cultura, mas em verdade nada se faz consubstanciado que possa fazer dessas áreas verdadeiros pilares de desenvolvimento. Os eventos nestas áreas ou são promovidos pelas diferentes entidades, particularmente as associações, de forma completamente descoordenada do "plano geral" que não existe, ou são executados casuisticamente pelo Município.
Município esse gerido por uma Câmara que continua a achar por exemplo, que promover a Cultura é dar umas migalhas às associações e elas que se amanhem, ou comprar no catálogo uns espectáculos para o Cine-teatro; ou que para investir no Turismo basta abrir os postos de turismo (3 veja-se bem; e 2 são porta com porta - e agora já fecham outra vez à hora de almoço). E pronto está feito.
Outros, ao contrário, falam menos, fazem mais... e investem.

E por isso, se há uns anos podíamos dizer que Tomar era o destino turístico por excelência da região e que era uma cidade culturalmente forte, depois de longos anos a falar muito e a fazer nada, hoje no contexto regional também nestas matérias Tomar já mal rivaliza com alguns concelhos.

O exemplo perfeito de como se deve trabalhar é Óbidos. Mas para não irmos tão longe veja-se Torres Novas.
A maneira como se investiu no Teatro Virgínia e naquilo que vai produzindo, e se criou uma sala de espectáculos (entre mais actividades) de âmbito regional como é o pavilhão multi-usos conhecido como Palácio dos Desportos. (enquanto nós fizemos um pavilhão municipal que nem para actividades desportivas está bem concebido; e continuamos sem uma verdadeira sala de espectáculos - o Cine-teatro por razões várias não o é).

Veja-se a segunda edição desta iniciativa de Torres Novas em torno das feiras mediavais, e digam-me quando em Tomar se investiu em algo do género: http://www.memoriasdahistoria.com/
Provavelmente terão recebido o folheto no correio tal como eu recebi. E vejam lá, acontece no mesmo fim de semana em que por cá fazemos o Congresso da Sopa, agora Sopas do Mundo... Alguém quer comparar?

Há quem ache mal eu sistematicamente falar daquilo que os outros fazem e comparar connosco, mas o problema é precisamente que durante anos, "armados em bons" não comparámos nada.

Sobre o evento há alguns factos curiosos. Desde logo encontramos entre os muitos parceiros o Instituto Politécnico de Tomar. Toda a comunidade é envolvida (a exemplo do que acontece com a nossa Festa dos Tabuleiros). O ano passado não estive lá, mas os relatos feitos foram de deslumbramento.
A câmara quase não gasta dinheiro porque além dos patrocínios, tem financiamento comunitário de 80%. 
Mais, descubram vocês mesmos.

1 comentário:

Sílvia Marques disse...

"A vida é feita de pequenos nadas" -Sergio Godinho - e "Viver é uma das coisas mais difíceis do mundo, a maioria das pessoas limita-se a existir!"