sexta-feira, maio 20, 2011

Centenário Paraíso

foto vinda algures da net
O Paraíso faz hoje 100 anos. PARABÉNS!

Pode-ler-se um pouco mais sobre a sua história na notícia da rádio Hertz, no Tomar Actualidade e também no facebook.

Relembro ainda a proposta que fiz em Assembleia Municipal (e várias vezes relembrada posteriormente) em nome do PS, para que o Município homenageasse este que já não é um café, mas uma instituição. Que não aconteça não é estranho face à total inabilidade e desinteresse da actual Câmara, a começar no seu "líder" Corvêlo de Sousa. Mas mesmo não estranhando tem de ser lamentado. A vida em comunidade faz-se também destes momentos, e as melhores comunidades são as que não esquecem as "pequenas coisas".
Mas se a entidade "competente" não o faz, façamo-lo nós. O Paraíso hoje é local obrigatório.

"Atribuição da Medalha de Ouro Cidade de Tomar ao Café Paraíso

Desde Fevereiro de 2007 que o PS propõe a criação de um conjunto de condecorações a personalidades e entidades que pela sua acção junto dos tomarenses, importância ou contribuição para o prestígio do concelho de Tomar, se entendessem dignas desse mérito. Propusemos ainda que regra geral, essas distinções acontecessem em cerimónia a realizar no Dia da Cidade.
Finalmente aceite esse princípio, a Câmara não conseguiu contudo, ainda, produzir um regulamento que defina as normas e os princípios inerentes a essas distinções, bem como eventuais graus distintivos das mesmas. Ainda na última reunião desta Assembleia alertámos para o facto de que se nada se fizesse, chegaríamos a mais um “Um de Março” sem que esta acção se concretizasse, o que amanhã se comprova.
Apesar disso, esporadicamente, esta Assembleia Municipal já atribuiu no passado a Medalha de Ouro da Cidade de Tomar, e como a Câmara não parece interessada talvez seja melhor mesmo esta Assembleia assumir essa responsabilidade.

Nesse âmbito:
No próximo dia 20 de Maio, o Café Paraíso em Tomar completará 100 anos, passando assim a integrar o muito restrito grupo nacional dos cafés centenários.
Embora um espaço comercial, o Café Paraíso assume para a cidade bem mais uma importância social e cultural – e também turística – sendo uma âncora de excelência do centro histórico.
Resistiu às adversidades do tempo e às tentações fáceis de descaracterizações “modernizadoras”, simbolizando por isso também a valorização do património, seja ele o arquitectado como a vivência do mesmo.
O Café Paraíso é, por essa vivência social um marco indelével do século XX nabantino. Mas mais que o transacto, representa igualmente aquela que deve ser a capacidade tomarense de conciliar as memórias do passado com a acção pensada para o presente e futuro, estímulo e exemplo por isso para outros espaços, e para a capacidade de outros empresários e empreendedores.

Por todo o exposto, vem o PS propor que a Assembleia Municipal de Tomar delibere que:
seja atribuída, por ocasião do seu centésimo aniversário, a medalha de Ouro da Cidade de Tomar ao Café Paraíso.

Tomar, 28 de Fevereiro de 2011. 
O Grupo Municipal Socialista"

Sem comentários: