segunda-feira, janeiro 31, 2011

navegação a olho II

"Ginásio Clube de Tomar muda-se para o pavilhão da Nabância", noticia O Templário Online.

Não está em causa o Ginásio Clube, mas sim o município e a Câmara que o gere, bem como os critérios que não tem para o apoio ao associativismo e aproveitamento das actividades por este. É que a verdade é que temos uma associação que há quinze anos tem instalações "emprestadas" pelo Município (sim, não é há quinze, estiveram uns tempos no quartel, mas vai dar ao mesmo), sem qualquer razão de princípio que lhe assista, o que provoca concorrência desleal entre associações, e me parece até do ponto de vista dos apoios públicos, inconstitucional.

Para o associativismo devem ser definidos critérios, e uma vez esses definidos devem ser todas as associações tratadas com igualdade. Aliás o paradigma tem que ser cada vez mais o de apoiar, protocolando, o desenvolvimento de actividades específicas, e não o de apoiar associações "à cabeça" com uma ultrapassada filosofia de caridade.

Eu conheço algumas associações que não têm sede e gostavam de ter, e se tivessem provavelmente poderiam estimular o seu desenvolvimento com outra capacidade. Ainda a semana que passou fui contactado por uma entidade de cariz associativo regional, a pedir ajuda e conselho sobre a possibilidade de ter um espaço em Tomar, mas como todas as portas se fecham, o mais certo é instalarem esse espaço noutro concelho. (o que além da atividade desenvolvida, representa logo de início dois postos de trabalho).

Por outro lado,enquanto cidadão e enquanto político que pensa e reflecte no seu concelho, parece-me bastante desadequado o uso que vai ser dado àquele espaço, que é mau para a associação e desperdiçado para a comunidade que podia ali ver nascer outro tipo de valências.
E deixo ainda a pergunta: ao menos água, luz, manutenção, quem vai pagar?

E mais, algo que normalmente é esquecido. O município tem actualmente a responsabilidade não só sobre os funcionários das escolas, mas também sobre os seus espaços e a manutenção destes. Porque é que os pavilhões desportivos escolares não são rentabilizados à noite e ao fim de semana, a exemplo do que já acontece e bem com o Pavilhão Jácome Ratton?

Eu explico porquê. Porque nunca ninguém pensou nisso, ou porque mesmo que tenha pensado, "dá muita chatice"!  E depois, lá está... o pelouro da Educação é uma coisa, o do Associativismo e Desporto é outro, e depois ainda há as direcções das escolas e dá muito trabalho falar com elas. São muitos quintais!

Sem comentários: