quinta-feira, outubro 14, 2010

tomarices

Noticia O Templário online que o cartaz da Feira de Santa Iria, que começa amanhã em Tomar, está a ser alvo de críticas (embora não se diga por parte de quem...) porque a imagem lembra uma mulher muçulmana.

Há certamente muito a criticar, desde logo por só ontem o cartaz ter começado a ser distribuído o que nos leva a perguntar para quê gastar esse dinheiro se na prática já não vai divulgar grande coisa;

mas essencialmente na feira em si, na forma como é organizada, nas ilegalidades todas que são cometidas, e globalmente, no como uma feira que como tanto mais em Tomar era referência na região, se tornou numa coisa banal igual a todo o lado ou em muitos casos pior.

Agora, criticar a estética do cartaz... só mesmo numa terra onde há muita gentinha sem mais nada para fazer que passa a vida a falar mal dos outros mas sem realmente saber criticar construtivamente o que possa merecer verdadeira crítica.

O gosto é sempre subjectivo, há aliás um filme francês muito interessante que gira à volta do assunto. "O gosto dos outros", vale a pena ver.
Acontece que na minha opinião, e eu tenho obrigação de perceber alguma coisa do assunto, os técnicos de artes gráficas do município já aqui o escrevi, nem sei quem são mas são do melhor que por aí há nas autarquias.
Este cartaz até pode não ser dos melhor conseguidos, mas a mim, a senhora tanto me parece uma muçulmana como uma qualquer pastorinha de Fátima.

Em todo o caso, a quem foi buscar essa da muçulmana, talvez fosse bom explicar que até acontece que a lenda de Santa Iria é uma lenda moura. Aliás, o fenómeno de "fátima" também nasce nessas paragens. 

A história e a cultura sempre mostraram servir para alguma coisa, nem que mais não seja, perceber quando se deve estar calado.
.

Sem comentários: