quinta-feira, junho 10, 2010


Começou há algumas horas mais um edição do Tomar Lego, um dos bons (e parcos) eventos turísticos que ocorre em Tomar e que para além dos visitantes, projecta o nome de Tomar fora do concelho, contribuindo para a imagem global do concelho. São inúmeras as curiosidades que lá podemos encontrar - eu já lá estive - entre as quais uma janela do capítulo construída por alunos do 3º ciclo da EB2,3 de Santa Iria, com um total de 27000 peças (não estou bem certo do valor mas acho que é este) Em todo caso o que me apetece comentar não é tanto o evento, nem os Legos que todos conhecemos, mas a história da marca. 
Ole Kirk Christiansen, era um simples carpinteiro dinamarquês que construia mobiliário, e que como todos naquela época foi afectado pela grande crise conhecida como Grande Depressão ou Crise de 1929, a maior que o mundo conheceu até à que hoje vivemos.
Sem conseguir vender e quase falido, o carpinteiro não desistiu e começou a fazer brinquedos (em madeira claro, o plástico chegou nos anos 50) dando início à marca que hoje é uma das maiores do mundo e em toda a parte conhecida.

E esse deve ser o exemplo que como muitos outros nos deve inspirar, é nas crises que surgem as maiores oportunidades. E só é derrotado quem desiste de lutar.

Sem comentários: