terça-feira, fevereiro 23, 2010

prevenção

Ora, descobri há pouco que há um novo blogue de má língua cá na terra (anónimo, como é costume). Investigando um pouco o espaço descubro que é seguidor do "algures aqui", sendo aliás este o único blogue por lá identificado.
Como eu já ando por cá há uns tempos, e já sei do que a casa gasta, serve este post apenas para garantir que nada tenho que ver com a autoria desse blogue.


Aproveitando esclareço: eu nada tenho contra a má-língua, pelo contrário, se inteligente e com algum humor pode ser um excelente serviço, pelo o qual tenho aliás particular gosto. Na TV por exemplo, tenho canais que nunca mais acabam, mas é quase como se só tivesse um (até porque vejo pouco), que é a SIC Notícias, onde sempre que posso vejo o "Eixo do Mal" que é exactamente desta índole (já para não falar no novo programa dos marretas, o "Plano Inclinado" - Medina Carreira e Mário Crespo havia de dar o quê?). A "contra-informação" na RTP é outro bom exemplo, embora já não consiga perceber quando é que é transmitido. E é inevitável falar nos Gato Fedorento (que têm férias muito longas!).
Ainda nesta onda, aconselha-se por exemplo o "governo sombra" na TSF, ou na escrita jornalística, por exemplo os artigos de Miguel Esteves Cardoso (embora noutros tempos fossem melhores).

Não há portanto, nada contra a má-língua, desde que percebendo que até esta tem regras.
O que não não é costume acontecer por Tomar, onde, certamente por incapacidade para mais, se confunde má-lingua com falar mal, onde se confunde ironia ou humor, com parvoíce e calúnia.

Sobre o blogue que dá origem a este post, deseja-se melhor sorte que os muitos que o antecederam cá pela nabância, para o qual será necessário julgo eu, aceitar a diferença entre os dois estados que antes enunciei, e praticar apenas o primeiro.

Sem comentários: