domingo, janeiro 11, 2009

ensaio sobre a pequenez

A página 13 (terá algum significado?) que esta semana o Cidade de Tomar nos apresenta seria, como é costume dizer-se, senão fosse triste, do mais cómico que vi nos últimos tempos. A quem ainda não viu, aconselha-se.
Sem que se compreenda a que propósito (eu percebo, mas nem vale a pena aflorar isso!), somos brindados com uma página inteira a comparar fotos de Tomar e Torres Novas, a ensaiar comprovar que a nossa cidade ainda é preferível!

Nem me passa pela cabeça falar do assunto com algum dos meus amigos torrejanos, que corro o risco de ser humilhado. Estou mesmo a ouvi-los perguntarem-me: Opá, se a tua terra é assim tão boa porque vêm para cá trabalhar, porque vêm para cá às compras, porque vêm para cá sair à noite, porque vêm para cá morar?!

A questão contudo, é mais profunda do que a ligeireza quase naif com que a página surge.
Tomar é uma cidade emblemática, profundamente ligada com a história do país e em muitos momentos tendo um importante papel no desenrolar da mesma, desde logo tendo como ponto alto o ter sido sede portuguesa da Ordem dos Templários, e daí se ter transformado na sede da Ordem de Cristo (sim, isso mesmo que foi apontado pelo nosso Presidente de Câmara como aspecto que condicionou negativamente o nosso desenvolvimento!!!!) fazendo de Tomar uma espécie de "Silicon Valley" do Império Português, e importante referência a vários outros níveis, como o esotérico.
Dito assim, muito rápido, neste país que deu "mundos novos ao mundo", Tomar não assistiu sequer na primeira fila, fez sim parte do núcleo duro de actores.

Pois, estamos muito longe disso, Tomar foi assaz "maior" do que é hoje. Mas eu, jovem trintão, "ainda sou do tempo" em que insistíamos com propriedade na rivalidade histórica com a capital de distrito Santarém, em que olhávamos para Leiria quase de olhos nos olhos, e até em momentos mais ousados, seríamos bem capazes de dizer que Coimbra não era assim tão "especial".
Pois hoje, passadas duas décadas se tanto, chegámos a isto: uma comovente - para ser simpático nos adjectivos - tentativa de demonstrar que ainda somos qualquer coisa mais que Torres Novas.

Triste, mas é ao que estamos reduzidos. E patenteia algo mais, esta tão nabantina condição de, para uns desconhecimento, para outros consciente alheamento, daquilo que é a comparação da nossa realidade com a dos outros. Um clássico tomarense, este nosso orgulho bacoco de acharmos que somos os melhores, só porque sim.
Ficam os parabéns para os torrejanos, e a triste constatação que a assim continuarmos, em pouco tempo estaremos a esforçarmo-nos para mostrar como temos ainda qualquer coisa mais que, sei lá, Barquinha ou Ferreira do Zêzere… E por vezes…

Sem comentários: