quarta-feira, julho 23, 2008

mar

Embora longe nos últimos dias, de partida já a seguir para cumprir os mínimos, que as férias finalmente chegaram. Afinal de contas, depois de um ano inteiro a pensar nestes dias, é bom que eles sejam minimamente interessantes.


Por isso, e para já, até lá para os inícios de Agosto, é algures perto da praia que andarei, e este algures tem muita margem. Quanto a Agosto, enfim, logo se verá.

Publicidade

Nasceu em terras de nabancia um novo blogue, o Serra de Tomar

Longevidade e boa escrita aqui se deseja de algures.

A festa de verão de Tomar

Bom, não há nenhum concurso, mas só que seja igual ao que foi há dois anos, este 2º Festival Bons Sons, a decorrer em Cem Soldos de 22 a 24 de Agosto, tem tudo para ser a melhor festa de Verão do nosso tristonho concelho. Não, não é porque o resto é mau, embora... vá, é porque esta é de facto boa.

Bem organizada, com gosto e bom senso, com juventude e dinamismo, aí está uma associação (SCOCS, Sport Club Operário de Cem Soldos) e uma aldeia, a mostrar a uma câmara e uma cidade como se faz.


E para reservar na agenda e aguçar o apetite, o melhor mesmo é passar pelo site em http://www.bonssons.com/

terça-feira, julho 15, 2008

Tenho andado de tal forma alheado da blogolândia, que até me esqueci que o algures fazia anos. Também, se eu me esqueço de pessoas, porque não havia de esquecer de um site?...

Pois é, no passado dia 7 este espaço fez 4 anos. Está aqui, está a ir para a escola...

quarta-feira, julho 09, 2008

Publicidade Cultural


O sardoalense colega e amigo Pedro Rosa, inaugura este sábado 12 pelas 17 horas na Biblioteca Municipal de Almeirim, a sua exposição de pintura intitulada "Morfismos".
Vale a pena concerteza.

Festas do Almonda

"SUZANNE VEGA - Cantora pop-folk e contadora de histórias que marcou a música internacional nos últimos 20 anos. Uma carreira em torno da guitarra e das suas líricas, e da forma como a música se relaciona com as pessoas. Autora de canções poéticas, urbanas e cheias de emoção, omo o conhecido tema ‘Luka’. Entre o suave e o agressivo, o sexy e o abrasivo, o tradicional e o experimental, a sua voz é simples e adapta-se às diferentes atmosferas, prometendo um concerto único em Torres Novas!"
notícia o mirante online

A notícia está já desactualizada, mas serve para ilustrar o que uns fazem e outros não. Torres Novas é mais um dos concelhos aqui da região que envergonha Tomar nesta coisa das festas e dos concertos (gratuitos, sempre). Ali se apresenta nestas Festas do Almonda que estão a decorrer, um excelente cartaz, que merece uma visita, pelo menos ao site da câmara de TN para se perceber porquê. Olhe-se nele também para a coluna da direita (agenda semanal) e pense-se em Tomar.

Por cá, bom, por cá temos o bom do Festival do Frango Assado, já ido, e a Festa da Cerveja que aí vem.
Hum, dito assim até parece brincadeira... Ah!, grande terra!

"Receita do Português"

"Coloque uma vasilha dentro de água. A massa só alcançará o ponto exacto se os ingredientes forem misturados em recipiente mergulhado na água salgada. Senão, a receita desanda.

Ingredientes:

- Homens pré-históricos do vale do Tejo e do Sado.
- Um punhado de povos indígenas, principlamente lusitanos. Se possível, da tribo liderada por Viriato.
- Celtas - apenas para polvilhar.
- Romanos.
- Bárbaros: alanos caucasianos, vândalos germânicos e escandinavos, suevos e visigodos germânicos- estes últimos dissolvidos na civilização romana.
- Mouros: tribos islamizadas do Marrocos e da Mauritânia.
- Uma pitada de árabes.
- Judeus sefarditas (ibéricos) - coloque um punhado entre um ingrediente e outro. Reserve a porção maior para o final da receita.
- Cristãos a gosto."

Excerto do primeiro capítulo do livro O Português Que Nos Pariu da brasileira Angela Dutra de Menezes, mais uma recomendação de leitura do jubilado professor nabantino AR, a quem agradeço, e que vale a leitura por essa visão do povo que somos, vista pelo povo que "produzimos".

terça-feira, julho 01, 2008

férias

Uma sugestão para quem (como eu, diga-se), anda menos bem de finanças...

pertinente contribuição do José B. Vitorino.