segunda-feira, março 03, 2008

O dia de Gualdim

No passado sábado, 1 de Março, comemorámos mais um dia da fundação de Tomar, e indirectamente, relembrámos também o grão-mestre Templário, e fundador da urbe, Gualdim Pais, por nesse dia de 1160 ter dado início à construção do castelo de Tomar.
Este ano pela primeira vez em muitos, não pude estar por cá. Um compromisso antigo que sempre me ocupa o primeiro sábado de Março assim o obrigou, até porque no pesar dos prós e contras achei que, infelizmente, não ía perder grande coisa.

À parte a aldrabice de má fé política que este ano a Câmara de Tomar fez com a apresentação de um plano de acção que não representa qualquer trabalho ou reflexão dos autarcas, e apenas "para inglês ver", o resto terá sido a mesma pasmaceira de sempre, com a presença dos mesmos. Ora, se nem as homenagens, algo que eu próprio propus em reunião de câmara já em Fevereiro de 2007, a personalidades e instituições de mérito (na minha proposta, não o que se intencionava fazer este ano, que era mais redutor) se realizaram porque as medalhas não estavam prontas (!!!!) logo aqui se vê, o interesse e vontade com que quem dirige a autarquia prepara estes acontecimentos.

Enfim, como se diria no circo: aplausos, são artistas portugueses...

Sem comentários: