sábado, dezembro 30, 2006

MMVI...MMVII

O ano 2006 da era vulgar, ou do calendário ocidental católico-romano se preferirem, acaba amanhã.
Por estas alturas é normal fazerem-se balanços e formularem-se desejos, como se por um qualquer motivo mágico, mudasse alguma coisa do dia 31 de Dezembro para o 1 de Janeiro.
Eu, não só sou pouco dado a desejos, como não acredito nestas invenções que o ser humano criou como desculpas para momentos de festa. Natal, passagem de ano, carnaval, páscoa, dias de um ou de todos os santos, ou mesmo das bruxas, da árvore do cão da minhoca... Todos e outros têm para mim pouco mais significado do que aquilo que no fundo todos eles valem: momentos de encontro e convívio entre as pessoas, momentos de diversão, de abstracção da realidade, de fuga à rotina. O Homem parece que não consegue fazer isso se não tiver uma justificação para tal, e vai inventando novos pretextos para o mesmo fim de sempre de acordo com o evoluir dos tempos. Por isso temos já lojas a vender bolos de divórcio, e no mundo ocidental cada vez mais se dá importância a uma coisa estranha chamada pedagogia do ócio.
Também é verdade que talvez esta análise comece a estar desactualizada. Com o andamento que levam as novas gerações, talvez cheguemos ao tempo em que a maioria das pessoas (que já assim são uma minoria) precise de encontrar alguns momentos de fuga da abstracção, para viver por instantes a realidade.

Mas filosofias à parte, a parte do balanço não deixa de ser um bom exercício, até porque cada um de nós deve encontrar momentos de avaliação e autoavaliação, e este é um bom momento.
2006 foi para mim um ano curto e corrido, com poucos ensejos do tal ócio, ou sequer dos meus hobbies para a tal evasão à realidade, como este, a escrita. Pouco cinema, pouca leitura, poucas viagens realmente viagens, e é possível viajar sem sair do lugar.
E se falasse de exercício, de contacto com a natureza, de vida saudável... seria ainda pior.
2007 portanto espero que seja o contrário disto. Em 2007, se a vida não me fugir, deixarei o mundo dos jovens, pois parece que é isso que está estipulado que aconteça quando completamos trinta circundações solares. 2007, dizem-me os astros, será então ano de mudanças e novidades.
Assim se verá, venha ele.

BOAS ENTRADAS E UM 2007 CHEIO DE SUCESSOS

Sem comentários: