terça-feira, junho 20, 2006

A vigília...

... decorrida ontem em frente ao Hospital pela defesa do mesmo e em concreto dos serviços de pediatria deixa-me essencialmente duas notas:

Em primeiro lugar uma nota positiva para a mobilização dos tomarenses, em que, ainda que não tendo sido propriamente uma enchente, se conseguiu uma boa moldura humana, numa noite que até estava fria, e que se aguentou firme praticamente atá à meia-noite, mostrando que afinal os tomarenses ainda são capazes de se manifestar pelas suas causas.

Uma segunda nota, esta não tão positiva para aqueles que tendo os mesmos deveres e direitos de qualquer cidadão, têm depois o acréscimo da responsabilidade polí­tica pelos cargos que ocupam. É que, se ao cidadão comum, estas são boas formas de manifestar as suas opiniões, aos responsáveis políticos, não só estão disponí­veis outros meios, como se exige que o façam primeiramente nos locais próprios, porque em caso contrário correm o risco de parecer menos sérios.
Ora, certo é que ontem estiveram muitos responsáveis polí­ticos locais, que nos locais nos quais exercem obrigações polí­ticas mandatados pelos cidadãos, como a Assembleia Municipal e a Câmara por exemplo, não têm mostrado preocupação pela situação do hospital. Lembro que só o PS já tomou publicamente e também nos locais próprios, posição sobre o assunto.
No entanto ontem, apareceram colados ao movimento originado e bem, na sociedade civil, como se, como qualquer outro, não tivessem essas obrigações suplementares,
Ao menos o executivo PSD da Câmara foi coerente. Mostrou o quanto está interessado no caso: não apareceu ninguém.

e sobre isto relembro ainda um meu comentário de 22 de Abril:

"Algo estranho se passa...
... com alguns partidos tomarenses (além dos ditos como independentes)

"[...] A mais discutida [das moções em Assembleia Municipal] foi o pedido de demissão ao Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo, apresentada pelo PS. Esta proposta acabou no entanto por não ser aceite pela oposição, que foi unânme em recusá-a." O Templário

Ou seja, para o PSD que detem o poder na autarquia, assim como para todos os outros, fora o PS, tudo vai bem pelo Hospital. É bom saber..."

Sem comentários: