sábado, maio 13, 2006

Dias fugidos, dias grandes, dias cheios

Manhã de sábado, um pausa breve na correria dos últimos dias. Mesmo muito breve, que daqui a pouco tenho de me fazer à estrada para mais responsabilidades no concelho vizinho de Abrantes. Ok, não é uma grande viagem, mas com o acumular já não posso ver o carro à frente.
Os últimos dias têm sido de facto frenéticos, e a semana que entra, ou melhor, que continua naturalmente desta, não promete melhoras mas antes pelo contrário o intensificar da corrida, e também por isso, não tenho estado muito aqui pelo algures.
Muito frenéticos, têm sido no entanto dias cheios de experiências e de ricos encontros com personalidades, desde a Ministra da Cultura Isabel Pires de Lima, ao José Peseiro (eu nem sou sportinguista, mas o senhor professor Peseiro é um sujeito interessante) com quem almocei ontem, ao jantar interminável da "Festa de Babette" que acabou já hoje no Convento de Cristo, servido pelo Fatias de Cá a encerrar a Semana de Gestão da Escola Superior de Gestão do Politécnico de Tomar.
Embora longa, é interessante como duma forma simples, esta peça nos mostra como até os sabores da comida nos podem despertar para os sabores que na vida verdadeiramente valem a pena, e nos podem despertar memórias antigas que valem efectivamente por vidas inteiras. O Fatias de Cá em grande como é costume, ou não fosse o seu encenador Carlos Carvalheiro homem atento aos Valores que importam, e já agora devo dizer, pessoa cuja personalidade e postura admiro.
Claro que estava por lá alguma da nata da nossa comunidade, e devo confessar que nesse aspecto não tenho grande paciência para estes eventos, espécie de encontros de jet set à nossa escala, disfarçados de algum conteúdo, mas que na essência não passam disso mesmo, mini feiras de vaidades. Seja como for, só o sair do Convento quase à uma da manhã é experiência sempre rica.
Interessante também foi a porradona (não dá para chamar de outra forma) que o Presidente do IPT Pires da Silva deu no Presidente da Câmara na sessão de encerramento do evento ao final da tarde. Parece mesmo que os tempos estão a mudar, o encantamento de António Paiva há muito se foi! Neste campo em concreto, não se compreende o afastamento entre Câmara e IPT, e os discursos polidos e as promessas líricas já não convencem ninguém
Enfim, em vários campos, aconteceram uma série de coisas interessantíssimas esta semana, que me apetecia aqui recordar para memória futura, como a intervenção de Pedro Canavarro na Casa da Europa em Santarém no aniversário desta, dia da Europa, ou a de Moita Flores no jantar da Associação Operária do Vale de Santarém, num restaurante aliás, o Pão e Vinho, digno das melhores notas; acontece no entanto que o tempo urge, e também já estou um bocadinho farto do computador. Ponto final. Disse.
Bom fim-de-semana, quem puder que aproveite o sol e os amigos, ou melhor ainda, os amores.

Sem comentários: