terça-feira, janeiro 18, 2005

Londres - epílogo

Ora cá estou de volta ao país real, que isto de "inglesisses" é muito bom, mas onde eu gosto de estar é mesmo aqui, neste cantinho onde se fala português, e onde julgamos por vezes que somos muito importantes, e na maior parte do tempo, achamos que não valemos nada.

Mas devo confessar que realmente gostei, como achava que ia gostar, muito de Londres. Sente-se por lá aquele cheirinho de verdadeiro primeiro mundo, e ao mesmo tempo, de todo o mundo. Londres é de facto o melting pot. Na mesma carruagem de metro, podemos ouvir falar as mais diversas línguas, ver pessoas de todos os continentes, e não fosse o ambiente envolvente, ficaríamos sem perceber onde realmente estávamos.

O mesmo se verifica nas escolas, numa mesma turma pode-se encontrar dez, quinze nacionalidades diferentes de alunos. Em muitas das turmas onde estive, haviam dois ou três ingleses, e os outros provinham das mais diferentes nacionalidades do mundo.

De facto, estive em Londres a visitar escolas inglesas e a participar nalguns debates, sob o pretexto do uso das TIC que estes por lá fazem no ensino, e não é preciso conjecturar muito para perceber que ao nível tecnológico e do investimento no ensino que as autoridades inglesas executam neste, não há comparação possível com Portugal. E não, não é uma apenas uma questão de poder económico, é um problema de Visão, Estratégia, Planeamento, e acima de tudo, Prioridades.

Tentarei fazer alguns relatos sobre Londres e sobre o ensino em Inglaterra, mas para já, está sobre isso e sobre a BETT- Feira de Tecnologia Educativa que também visitei, um bom artigo no educare que aconselho a ler.

Sem comentários: