terça-feira, agosto 03, 2004

Genocí­dio em Darfur: uns na areia fazem férias, outros morrem em gritos mudos







Do Nuno Guerreiro do Rua da Judiaria, recebi o seguinte apelo, que antes de mais agradeço, e que obviamente retransmito:

"Caros amigos, antes de mais peço que me desculpem o carácter algo impessoal deste e-mail, mas esta foi a forma mais prática que encontrei de fazer chegar a mensagem ao maior número possí­vel de pessoas. O meu apelo é simples: peço-vos que usem os vossos blogs para quebrar o silêncio e a indiferença em relação ao genocídio que decorre em Darfur.

Peço-vos que escrevam um post sobre Darfur. Um simples post. Que publiquem um poema, uma foto ou uma imagem. Cerca de 150 mil pessoas foram já assassinadas ou mortas à forme, vítimas de um conflito que continua a ser invisível para a generalidade da opinião pública.

A blogosfera demonstrou já por diversas vezes a sua capacidade de mobilização e sensibilização. Pode ser muito pouco, pode até ser verdade que individualmente todos os nossos esforços possam valer quase nada. Mas o preço do silêncio é demasiado elevado quando temos diante de nós um meio de comunicação com um potencial tão elevado. Escrevi na sexta-feira um post sobre o genocí­dio em Darfur, no fim do qual recolhi uma série de links que podem ser utilizados como pontos para referência futura. O post pode ser encontrado aqui: http://ruadajudiaria.blogspot.com/2004/07/nunca-mais-em-1915-henry-morgenthau.html

Gostaria de deixar claro que, com esta mensagem, não estou a pedir que façam referência ou que "linkem" o que escrevi. Este email não tem como objectivo conseguir mais links para a Rua da Judiaria, mas somente apelar para que não fiquem indiferentes.

Por último, aconselho mais dois links:
O blog "Sudan: The Passion of the Present" (http://platform.blogs.com/passionofthepresent )
E o site Darfur Genocide: http://www.darfurgenocide.org/
Obrigado pela vossa paciência. Um abraço amigo, Nuno Guerreiro"

Sem comentários: