segunda-feira, julho 19, 2004

inquietudes e certezas

Este fim de semana fui obrigado a reflectir sobre algumas palavras, palavras que como quase todas representam algo, mas que neste caso são ainda mais importantes porque representam valores, porque representam qualidades, infelizmente, nem todas boas. Palavras como ética, verticalidade, dignidade, rigor, orgulho, honra e simplesmente palavra, mas também mesquinhez, hipocrisia, cinismo, egoísmo e egocentrismo.
É triste quando encontramos nos adversários as qualidades que defendemos, e vamos encontrar nos amigos, ou nos que nos seriam mais próximos, essas outras negativas. É triste, mas sempre em algum momento da vida isso acontece, e eu, que tenho por convicção saber reconhecer nas pessoas essas qualidades, ainda às vezes me engano, ainda às vezes me espanto. Felizmente, ainda às vezes pela positiva.
Felizmente também, que a justiça na vida tem tendência a repor a verdade, e a premiar quem tem essas características que fazem a Ética, assim como pelo contrário, fazer pagar quem as não tem, quem não honra a sua palavra, quem não pratica aquilo que apregoa, quem rasteja, quem chafurda na lama atrás do melhor lugar, quem pisa para poder subir. Esses tem têndencia a cair um dia, e quem muito anda de cócoras normalmente fica marreco. E um marreco vê-se à distância.
Há sempre tempo para emendar, há sempre tempo para endireitar a coluna, mas talvez seja verdade que quem nasce torto, dificilmente se endireita.
E não há melhor ganho na vida, que poder encher o peito de dignidade, andar de cabeça erguida e poder olhar os outros nos olhos e sorrir. E depois sabe tão bem, ouvir aqui e ali, o reconhecimento dessa nobreza de espírito e de alma.

Sem comentários: