quinta-feira, março 17, 2022

Parabéns jornal Cidade de Tomar

publicado no jornal Cidade de Tomar de 18 de março de 2022

Publicar um jornal não é apenas informar e comunicar, é ajudar a construir comunidade e a fazer resenha de memória desse território e das suas gentes.

É isso que há 87 anos faz o Cidade de Tomar: comunicar, informar, dar espaço às múltiplas vozes, opiniões, projetos, personalidades e instituições da comunidade, sendo ainda um importante acervo de memória que é também património desta comunidade.

Todos os tempos apresentam diferentes desafios, muitos atravessou o jornal e os seus feitores.

Nestes que vamos atravessando, as múltiplas plataformas dividem anunciantes e assim o financiamento do jornal, mas também o consumismo imediato e a aparente leviandade impune das redes sociais, fazem da função de informar e seriar “o trigo do joio” não só mais importante, como uma receita a acrescentar à sua credibilidade e sustentabilidade.

Aos cidadãos é preciso lembrar que, como costumo afirmar, se só permite que uma pessoa creditada lhe arranque um dente ou lhe prescreva uma receita, porque aceita “informação” ou “notícias” de qualquer um na internet? Estar bem informado é tão importante para a vida pessoal e social como estar bem de saúde. E essa missão, a de não só informar como a de verificar a veracidade das falsas notícias será cada vez mais um papel da comunicação social séria.

Sabendo adaptar-se e responder às necessidades dos vários tempos, o Cidade de Tomar foi importante instituição da nossa terra ao longo de quase um século. Saberá sê-lo ao longo próximo.

Parabéns ao Cidade de Tomar e a todos os que construíram e ao longo destas.

Sem comentários: