quinta-feira, maio 31, 2012

"só os burros não mudam"

O município do Entroncamento, gestão PSD, é o mais recente da região a deixar de imprimir boletim municipal.
Num comunicado enviado à comunicação social, que mão amiga fez chegar, lê-se que «nesta época de grande fragilidade económica e dando sequência a algumas medidas tomadas por este Município com o objetivo de diminuir a despesa, foi elaborada, pelos serviços, uma Revista Municipal em formato digital.
(...)A nível do Setor de Comunicação foi necessário adotar novas medidas e definir novas estratégias, de forma a diminuir os custos inerentes à divulgação, não comprometendo, de forma alguma, a informação ao munícipe sobre a atividade municipal.»

A câmara informa ainda que irá «no dia 1 de Julho, publicar um jornal do município, que será distribuído porta a porta e que terá custos muito mais reduzidos do que a atual Revista Municipal ou mesmo do que a atual Agenda Municipal, ambas em suporte de papel. (...) Desta forma estaremos a economizar recursos não só em termos de impressão, como também de distribuição, visto que, em vez de duas publicações passaremos a ter um único suporte de informação, substancialmente mais económico.
(...) Esta Revista colocada hoje on line, no site do município, compreende os trabalhos realizados desde o dia 1 de Setembro de 2011 ao dia 29 de Fevereiro de 2012 pelos Serviços Municipais.»
Disponível para consulta aqui.

Ora, em Tomar, pelo contrário, temos uma câmara que até para anunciar medidas de contenção, faz publicar páginas inteiras a cores em 3 jornais......
Sobre este particular do boletim municipal, há anos que eu e o PS andamos a propor a sua extinção no atual formato, largamente dispendioso e basicamente inútil, apresentando em alternativa propostas que em muito aumentariam a eficácia e a economia. Basta refletir no assunto com o mínimo de senso para perceber o que é óbvio.
Só que, já se sabe, senso e óbvio são conceitos desconhecidos pelos doutos eleitos do PSD na câmara de Tomar.

O adágio é antigo e a sabedoria popular costuma ser infalível. "Só os burros não mudam"!



Sem comentários: